Notícia na íntegra

Quinta-feira, 3 de Abril de 2025 | Horário: 12:58
Compartilhe:

Prefeitura requalifica Escola Estufa no CEU Caminho do Mar, no Jabaquara

Espaço foi totalmente reformado para receber ações de capacitação sobre agroecologia, segurança alimentar e muito mais

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, entregou nesta quinta-feira (03) mais uma requalificação de escola estufa integrada ao programa Sampa+Rural. A quarta unidade entregue pelo programa está localizada no CEU Caminho do Mar, no Jabaquara, e foi completamente revitalizada para receber visitantes e ações de capacitação sobre agroecologia, segurança alimentar e agricultura urbana.

“O objetivo do programa Sampa+Rural é entregar 12 novas estufas escolas em toda a cidade. Algumas, como esta do Jabaquara, já estavam ativas, mas necessitando de um trabalho de reforma e requalificação, enquanto outras, nós estamos reconstruindo praticamente do zero, cada uma com uma finalidade e objetivo distinto para atender a comunidade do entorno.” destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart. “O projeto das estufas é um símbolo do compromisso da Prefeitura de São Paulo em qualificar, conscientizar e aprimorar técnicas e recursos dos nossos agricultores paulistanos”, finalizou.

Sobre a Escola Estufa do CEU Jabaquara

A estufa, que foi construída e entregue pelo programa Escola Estufa Lucy Montoro, estava sendo pouco utilizada por falta de manutenção adequada. Localizado no interior do CEU Caminho do Mar, o espaço passará a ser um ponto de encontro para as crianças que estudam no complexo de ensino para ações de capacitação sobre alimentação saudável, agroecologia, agricultura e origem dos alimentos.

Por meio do Plano Regenerativo do programa Sampa+Rural, a equipe de atendimento realizou uma reforma completa no espaço, fazendo a troca de sombrites laterais, substituição da cobertura, além de tratar o solo da estufa e reformar os canteiros de plantio. Na requalificação também foi construído um banco circular na área, feito com bioconstrução, uma técnica sustentável que utiliza materiais naturais, como palha, madeira, bambu e terra.

O espaço será utilizado para ações pedagógicas com as crianças que estudam no CEU Caminho do Mar, mas também receberá visitantes interessados em aprender sobre o plantio e cultivo da agroecologia.

A expectativa do programa Sampa+Rural é que até o fim de 2025 outras oito estufas sejam entregues, totalizando 12 estufas fortalecidas pela Prefeitura de São Paulo. Cidade Ademar, Perus, Itaim Paulista,  Aricanduva e Vila Maria são alguns dos bairros que receberão novos equipamentos.

Sobre o Programa Sampa+Rural

O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural na Cidade de São Paulo. O objetivo do programa é fortalecer os locais de agricultura já existentes, mas também incentivar e viabilizar a construção de novos espaços de cultivo em todas as regiões do município. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs - Casas de Agricultura Ecológica nas zonas Sul, Leste e Norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região central, oeste e sul em sua porção urbana.

Além disso, a iniciativa conta com três Unidades de Bionsumos, localizadas em Parelheiros, José Bonifácio e Vila dos Andrades, que produzem, capacitam e oferecem biofertilizantes e compostos orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn