Notícia na íntegra

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2025 | Horário: 12:08
Compartilhe:

São Paulo concorre ao título de Cidade Criativa da Unesco

Título incentiva a cooperação entre destinos onde a criatividade é ferramenta estratégica de desenvolvimento urbano sustentável

Em um reflexo dos trabalhos da Prefeitura para fortalecer o setor do audiovisual, a cidade de São Paulo desbancou outras 22 localidades brasileiras e foi indicada para integrar a seleta Rede de Cidades Criativas da Unesco, que incentiva a cooperação entre destinos onde a criatividade é ferramenta estratégica de desenvolvimento urbano sustentável. 

A candidatura da capital na categoria Cinema para representar o Brasil foi confirmada na última semana pelo Comitê de Seleção do Governo Federal, do qual fazem parte os ministérios do Turismo, da Cultura e a Comissão Nacional do Brasil para a Unesco (Ministério das Relações Exteriores). No total, foram analisadas 23 localidades.

O reconhecimento fortalece a cidade de São Paulo como um polo audiovisual global e reflete o trabalho conjunto da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Spcine e Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

“É uma conquista importante e um título que São Paulo merece, de cidade criativa do cinema. Somos o principal polo de audiovisual do hemisfério sul e estamos ampliando os investimentos e ações no setor”, destaca Totó Parente, secretário municipal de Cultura e Economia Criativa.

A decisão considerou vários critérios da Organização das Nações Unidas para a Educação, as Ciência e a Cultura (Unesco), como alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a história e o patrimônio dos municípios; a sinergia junto a outras áreas criativas; viabilidade financeira; a capacidade do município de contribuir e se engajar na Rede e a adesão de autoridades municipais ao processo.

“A presença internacional de São Paulo, através de sua alta capacidade econômica, humana, cosmopolita e de sua história tão rica, sempre foram um prato cheio para grandes narrativas", comenta a secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra, destacando que a nasceram importantes cineastas, como Nelson Pereira dos Santos, Katia Lund, José Mojica Marins entre tantos outros. "Portanto, a escolha de nossa capital como uma das pré-selecionadas como Cidade Criativa da Unesco nos enche de orgulho, aumentando nosso compromisso em criar um ambiente onde o cinema faça parte do dia a dia da população, desde a educação municipal, até a formação de profissionais e a produção de novos filmes, suscitando também reflexões e novos projetos e iniciativas”, salienta.

A disputa também se baseou em quesitos como a qualidade da apresentação das cidades nas línguas inglesa ou francesa e os materiais de divulgação, a exemplo de fotos e websites. Também nortearam o processo de seleção o equilíbrio e o potencial regional para atuar em rede, de modo a privilegiar áreas geográficas e especialidades criativas com menor representação internacional na Rede. A partir de agora, a candidatura de São Paulo será submetida à apreciação da Unesco.

Ao integrarem a Rede, as cidades devem se comprometer a compartilhar boas práticas, firmar parcerias para promover as indústrias da cultura e da criatividade nos planos de expansão urbana e cooperar para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

"Esse reconhecimento destaca a relevância estratégica do audiovisual na capital paulista, que se sobressai ao abrigar um setor robusto e dinâmico, formado por profissionais altamente qualificados, empresas inovadoras e uma infraestrutura de excelência. Tudo isso faz de São Paulo um polo criativo, com uma capacidade crescente de gerar e impulsionar projetos tanto da cultura local quanto no cenário internacional", afirma Lyara Oliveira, presidente da Spcine.


Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.


Sobre a Secretaria de Relações Internacionais

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), foi fundada em 2001 com o propósito de trazer visibilidade a São Paulo no cenário mundial e coordenar a estratégia de atuação internacional da Prefeitura. Seu trabalho consiste em estabelecer parcerias com organismos internacionais, estreitar as relações bilaterais com outros países por meio dos consulados e embaixadas, captar investimentos e recursos para a cidade, além de apoiar a promoção e o estabelecimento de projetos de cooperação internacional. Como secretaria transversal, busca ser plataforma para que outras secretarias, como a de Cultura e Economia Criativa, possam desenvolver projetos e receber premiações que beneficiem a população e posicionem a cidade em lugar de destaque no cenário internacional.


Sobre a Spcine

A  Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Prefeitura de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulistano e seu impacto em âmbito cultural e social.
 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn