Notícia na íntegra
São Paulo recebe 4ª Edição da Virada ODS
Entre os dias 6 e 8 de junho, a cidade de São Paulo realizará a 4º edição da Virada ODS, um evento que tem o propósito de popularizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos em 2015 e que visam alcançar as 169 metas da Agenda 2030. A iniciativa acontece no Vale do Anhangabaú e Praça das Artes, centro da capital paulista, antes das discussões ambientais da COP 30 no Brasil.
Neste ano, a Virada ODS terá como tema central a acessibilidade e a inclusão, com a discussão de temas centrais da atualidade como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a longevidade. “A Virada ODS busca engajar a população em ações que promovam o desenvolvimento sustentável, destacando os 17 Objetivos adotados pela ONU, que em última análise derivam da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Nesta edição resolvemos abordar as temáticas da acessibilidade e da sensibilidade, protagonizadas em ações concretas da Prefeitura, por observarmos que elas se aplicas de forma direta ou transversal a todos os ODS, pois desejamos contribuir para um mundo onde todos sejam respeitados, integrados e possam viver plenamente”, explica a secretária de Relações Internacionais de São Paulo, Angela Gandra.
Preparando SP para COP30
A realização da Virada ODS em 2025 serve como um evento de preparação para a COP-30, que acontecerá no Pará no mês de novembro. Uma das grandes preocupações da Prefeitura de São Paulo nos últimos anos tem sido preparar a cidade para uma realidade mais sustentável. Por isso o investimento em projetos de transição energética, como o Aquático-SP, que disponibiliza transporte para a população na Represa Billings.
Outro destaque é o aumento da cobertura vegetal. Atualmente São Paulo conta com 54,13% de áreas verdes, o que representa uma melhoria em relação a 2020, quando a cobertura era de 48,18%. Esse índice tem impactos importantes na melhora da qualidade do ar, na redução da temperatura e da poluição. As iniciativas estão alinhadas com uma agenda de educação ambiental, respeitando a ciência e buscando parcerias com entidades, governos e países em busca de um futuro melhor para o nosso ecossistema e nossa população.
Virada para toda a família
Além das palestras e seminários, o evento contará com serviços de atendimento à população, feira de expositores, atividades infantis, intervenções artísticas, palestras e shows. A sexta-feira, dia 6, também será dedicada às escolas do município, que poderão trazer os estudantes para o espaço, onde uma série de atividades educativas e culturais serão realizadas.
A Virada ODS é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, realizada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) com apoio de diversas outras secretarias e órgãos municipais. Para mais informações e para saber mais sobre a programação acesse os canais oficiais do evento, como o instagram da Virada ODS.
Histórico e Iniciativas da Virada ODS
Desde a primeira edição, em 2022, a Virada ODS tem registrado um aumento significativo de participação, atingindo mais de 25 mil pessoas, somando as três primeiras edições. A edição anterior incluiu o Congresso Internacional ODS, um Hackathon ODS, a Feira ODS e o Festival ODS com atrações como Francisco El Hombre, Maria Rita, Renato Teixeira, Paula Matos, Duo Àvuá, Rincon Sapiência e Nação Zumbi. Além disso, foi produzido o documentário “Virada de Chave”, disponível na plataforma da SPpcine.
Objetivos da Virada
A Virada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) mobiliza a sociedade em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), adotados na Cúpula do Desenvolvimento Sustentável em 2015. O evento, que está em sua quarta edição, ocorrerá na Praça das Artes e no Vale do Anhangabaú, nos dias 6, 7 e 8 de junho, incluirá feira de artesanato, Vitrine do Polo de Ecoturismo, serviços públicos para a população, atividades infantis, intervenções artísticas, palestras e shows. O tema deste ano terá como foco a acessibilidade e inclusão.
Vitória, a mascote da Virada ODS
Símbolo de São Paulo, as capivaras são frequentemente encontradas nas margens dos rios Pinheiros e Tietê, além de parques e áreas verdes da cidade. Escolhida para representar o evento, a nossa capivarinha se chama Vitória Oliveira dos Santos (a primeira letra de cada nome faz alusão ao nome do evento - V de Virada, ODS de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Vitória mora às margens do rio Pinheiros, é mãe solo e luta pelos direitos de toda a população paulistana. Na Virada ODS, tem grande papel em engajar crianças com o tema, ensinando a importância da Agenda 2030 para o Brasil e o mundo.
Virada de chave - o documentário da ODS
As filmagens do documentário se iniciaram na 1ª Virada ODS, em 2022, evento com o apoio da ONU Brasil e parceria de inúmeras organizações internacionais e nacionais, que integrou diversas ações em todas as macrorregiões da cidade.
O material possui entrevistas de grandes e importantes figuras para o cenário mundial, como: ex-secretário geral da ONU, Ban KI-moon; o líder Yanomami Davi Kopenawa; o filósofo e intelectual camaronês, Achille Mbembe; a ex-presidente do Malawi, Joyce Banda; a Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas no Brasil, Silvia Rucks; a economista argentina Carolina Larriera; a deputada chilena, Emília Schneider; entre demais autoridades.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk