Notícia na íntegra

Sábado, 27 de Abril de 2024 | Horário: 17:20
Compartilhe:

Segunda edição do Cuida Pet SP faz mais de 1.400 atendimentos gratuitos

Evento tem o objetivo de estimular o combate aos maus-tratos de animais e contou com atividades gratuitas, como identificação por microchip, Registro Geral do Animal (RGA), vacinação antirrábica, atividades educativas e adoção

A Prefeitura de São Paulo realizou mais de 1.400 procedimentos gratuitos de cuidado aos animais domésticos neste sábado (27), durante a segunda edição do Cuida Pet SP, que reuniu diferentes serviços gratuitos voltados a combater os maus-tratos e abandonos de animais.  As atividades aconteceram na sede da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), na Zona Norte, que passou por obras de revitalização das áreas destinadas aos animais abrigados no complexo. 

Foram realizados diversos serviços gratuitos, entre eles, a emissão de 566 RGAs, 327 termos de castração, vacinação antirrábica de 268 animais e microchipagem de 239 pets.  O prefeito Ricardo Nunes compareceu ao evento acompanhado pela primeira-dama e madrinha da Cosap, Regina Nunes.

A ação, que ocorreu até as 17h, faz parte da campanha Abril Laranja, criada para combater qualquer tipo de crueldade contra os animais.

O Cuida Pet SP foi realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa). 

 

Guarda Responsável 
Quem compareceu à 2ª edição do Cuida Pet SP teve a oportunidade de aprender mais sobre a guarda responsável, com atividades lúdicas, exibição de vídeos feitos em diversos países e banners informativos sobre a importância de garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar do animal de estimação.  

No Brasil, os maus-tratos contra animais são crimes previstos em lei. “É importante lembrarmos que a negligência com os pets vai muito além da agressão física. Privá-los de alimentação, negar assistência veterinária ou abandoná-lo também são atitudes cruéis que vão contra os princípios da guarda responsável. Não se pode ter um animal de estimação se não for para cuidar, respeitar e amar”, pondera Analy Xavier, coordenadora da Cosap.   

Para combater a desinformação, a Cosap desenvolve iniciativas voltadas ao público infantil de forma permanente na cidade de São Paulo, por meio de atividades educativas em parceria com as escolas municipais, estaduais e particulares, pois acredita que essa prática é fundamental para torná-los adultos mais conscientes em relação aos cuidados com os pets e a adoção responsável.  

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn