Notícia na íntegra
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) promovem ações para prevenir acidentes de trânsito durante este mês
Com o objetivo de prevenir acidentes de trânsito, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) promove, durante o Maio Amarelo, ações em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A campanha, que tem como tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, conta com equipes do Samu e da CET presentes em vias públicas, escolas, entidades, um clube e até em um shopping center da Zona Leste para abordar e orientar a população. Entre as ações destacam-se um circuito educativo para motociclistas, que será realizado nos dias 15 e 16 no Clube Tietê, na região central; e um evento de conscientização que inclui caminhada com idosos e orientação sobre acidentes domésticos na Avenida Paulista, em 25 de maio.
A ação para motociclistas, chamada de pit stop. será executada em parceria com o Detran, SPTrans e Abraciclo, além de fabricantes de motocicletas. É composta por um percurso a ser percorrido pelos participantes, palestra (com duração de nove minutos e participação facultativa) e práticas interativas. A expectativa é que 1.200 motociclistas participem do pit stop em cada uma das datas.
Em 25 de maio, domingo, na Paulista Aberta também serão promovidas aulas de primeiros socorros aos ciclistas. E na última semana do mês, o Shopping Itaquera, localizado na Zona Leste, será base para as ações com pedestres, enquanto as imediações da rua Oscar Freire receberão uma oficina educativa voltada às vagas especiais de estacionamento.
História
O Movimento Maio Amarelo nasceu em 11 de maio de 2011, quando a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, para chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Na sinalização de trânsito, o amarelo simboliza atenção e advertência, por isso as atividades realizadas durante este mês visam orientar e conscientizar, buscando a mudança de comportamento coletivo.
Na cidade de São Paulo, a mobilidade urbana e os meios de torná-la segura para todos é pauta permanente não apenas da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e da Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (Semtra), mas também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Juntos, esses agentes públicos se unem em atividades educativas por uma mobilidade segura e respeitosa para pedestres e condutores de quaisquer veículos.
Agenda
- 7 de maio - Ações educativas na CET Barra Funda - palestra de primeiros socorros para alunos de escolas estaduais em parceria com a Escola Municipal de Trânsito;
- 8 de maio - palestra de primeiros socorros no Sindicato dos Engenheiros;
- 14 de maio - palestra de primeiros socorros na Fatec Tatuapé;
- 15 e 16 de maio - Pit Stop Educativo com a CET, no Clube Tietê;
- 25 de maio - evento de conscientização na Avenida Paulista - caminhada com idosos, orientação sobre acidentes domésticos e aulas de primeiros socorros aos ciclistas;
- 26, 30 e 31 de maio - ações educativas no Shopping Itaquera;
- 27 de maio - instalações educativas na região da rua Oscar Freire.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk