Notícia na íntegra
Smart Sampa ajuda na prisão de estuprador e assassino foragidos da Justiça em um único dia
O Smart Sampa, maior sistema de monitoramento da América Latina, implantado pela Prefeitura de São Paulo, foi responsável pela prisão nesta terça-feira (6) de um estuprador condenado a 27 anos de detenção e de um assassino, após serem flagrados pelas câmeras e detidos pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) em pontos distintos da cidade. Os dois criminosos estavam foragidos desde o ano passado.
Desde o ano passado, quando o sistema foi implantado, foram registradas 1.110 prisões de foragidos da Justiça e outras 2.344 detenções em flagrante.
Condenado a mais de 27 anos de reclusão pelos crimes de estupro e atentado violento ao pudor, Aparecido Roberto da Silva, de 58 anos, foi preso na tarde desta segunda-feira (6) por agentes da GCM, após ser identificado por câmeras de reconhecimento facial do programa Smart Sampa instaladas dentro do Terminal Itaquera, na Zona Leste. A identificação ocorreu enquanto o criminoso esperava um ônibus no local.
Veja as imagens das câmeras
Natural de Areial (PB), Silva estava foragido desde abril de 2024, quando teve sua prisão decretada pela Justiça de São Paulo. Os agentes identificaram o ônibus em que ele havia embarcado, interceptaram o veículo e fizeram a abordagem. Ele foi levado ao 63º Distrito Policial, na Vila Jacuí, onde teve a prisão confirmada e foi deixado à disposição da autoridade policial de plantão.
Mais cedo, também nesta terça, Francisco Leonardo da Silva Rodrigues, de 32 anos, condenado a oito anos de prisão por homicídio, foi preso por agentes da GCM após ser identificado por câmeras do Smart Sampa enquanto caminhava por uma avenida na Zona Norte da capital.
Rodrigues, que é natural de Fortaleza (CE), estava foragido desde abril de 2024, quando teve sua prisão decretada pela Justiça do Ceará. Após ser capturado, ele foi encaminhado ao 13º Distrito Policial, na Casa Verde, onde teve a prisão confirmada e permaneceu à disposição da autoridade policial.
Veja as imagens das câmeras
Com uma taxa de aprovação de 89% da população, de acordo com uma pesquisa do IPESPE divulgada em abril, o programa foi desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo com o objetivo de transformar a política de segurança pública da cidade, proporcionando respostas ágeis a crimes e emergências, além de apoiar na busca por pessoas desaparecidas. Desde o início do programa, 61 pessoas desaparecidas foram localizadas com a ajuda das câmeras.
Dentre os fugitivos flagrados por uma das 25 mil câmeras do Inteligente Sampa distribuídas em pontos estratégicos da cidade, estão homicidas, agressores sexuais, criminosos de bancos, membros de organizações criminosas e até integrantes da máfia chinesa, que, agora, além de enfrentarem as consequências de seus atos, deixam de circular pelas ruas da cidade, contribuindo para a prevenção de novos crimes.
As informações do programa Inteligente Sampa, o maior e mais abrangente sistema de vigilância por câmeras da América Latina, estão acessíveis no Prisômetro, painel eletrônico instalado em frente ao centro de monitoramento do Inteligente Sampa, na Rua XV de Novembro, no Centro Histórico. Este painel oferece à comunidade, em tempo real, como parte de uma estratégia de clareza, os dados sobre fugitivos da Justiça capturados, detidos em flagrante e desaparecidos localizados.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk