Secretaria Executiva de Relações Institucionais
Agentes de Governo Aberto - 7ª Edição
Oficinas presenciais e virtuais, gratuitas e certificadas, realizada por 25 Agentes de Governo Aberto
CATEGORIA 1 - Governo aberto
CATEGORIA 2 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Para que serve esse tal de ODS?
Apesar de ser um conceito muito importante para o desenvolvimento internacional, muitas pessoas têm dúvidas sobre o que se trata os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e mesmo quando entendem o conceito as dúvidas ainda persistem quanto a sua utilização na prática. Nesta oficina pretende-se que os participantes consigam: 1) Compreender a origem e a importância do conceito; 2) Entender a aplicação prática, ou seja, ser capaz de identificar iniciativas de inovação social que visam responder aos problemas do campo do desenvolvimento sustentável; 3) Caso já atue com inovação social, entender a intersecção do que fazem com o governo municipal; 4) Analisar uma iniciativa a partir de uma leitura de contexto, público beneficiário, intervenção socioambiental, resultados e visão de futuro da solução; 5) Compreender que as iniciativas podem vir de organizações de qualquer natureza jurídica; 6) Expandir o seu repertório de soluções; 7) Perceber que os exemplos utilizados estão todos sendo implementados na localidade, demonstrando a conexão entre a pauta internacional e a localização dos ODS; 8) Sentir-se empoderado e confortável para dialogar e tomar ação sobre o tema dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); 9) Compreender os possíveis caminhos de parceria com o governo;
CATEGORIA 3 - Instrumentos de Planejamento Urbano
CATEGORIA 4 - Saúde e Assistência Social
CATEGORIA 5 - Estrutura Estatal e Gestão Municipal
CATEGORIA 6 - Governo Aberto nas Escolas
O Mundo Cria a Escola, A Escola Cria Mundos
Agente: Camila Aparecida Padilha
Escolas de diversas regiões, recebem e Todos os dias da semana de manhã, segunda convivem diariamente com uma parte da população, que está em processo constante de troca e produção de conhecimento, com demandas específicas e potencias que fazem parte da construção direta da sociedade. Junto disso, percebe-se a necessidade de espaços mais acolhedores de diálogo, escuta e percepção. A oficina, nesse sentido, possui enfoque na participação e colaboração, visando construir um desenho coletivo da construção de políticas públicas.
COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA: INTELIGÊNCIA EMOCIONALE ASSERTIVIDADE NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
Agente: Marina de Martino Roberto
Esta oficina pretende sensibilizar os , segundas participantes para a importância da comunicação e gestão emocional na construção de ambientes de aprendizagem seguros e acolhedores. As atividades estimulam a expressão assertiva, empatia, afetividade, fortalecimento de vínculos, bem como a elaboração de soluções e tomadas de decisão de forma cooperativa, promovendo valores como inclusão, diversidade, descentralização e colaboração nos ambientes escolares.
DO IMPRESSO AO SECRETO: FUNCIONAMENTO E IMPORTÂNCIA DAS URNAS ELETRÔNICAS NO NOSSO SISTEMA ELEITORAL
Agente: Pedro dos Santos Oliveira
Segurança e confiabilidade foram temas amplamente debatidos em relação às urnas eletrônicas, mas você sabe como elas funcionam? Saiba o porquê e como esses aparelhos garantem a lisura do nosso processo eleitoral. A oficina tem por objetivo ampliar e consolidar a crença nas instituições democráticas e no processo eleitoral, garantindo ao cidadão intimidade com o sistema que lhe confere sua representatividade, além de prevenir a proliferação de desinformações.
MELHORANDO A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR A PARTIR DA ESCUTA DOS ALUNOS
Agente: Carolina Aurélio Borges
Uma alimentação escolar boa para todos começa quando todos são ouvidos. Nesta oficina, vamos conversar sobre como podemos fazer a alimentação escolar ser mais atrativa para os alunos. Venha conhecer os valores, os contratos, como reclamar e pedir alteração na merenda. Na oficina serão expostos dados abertos (Prato Aberto e SP 156) sobre a alimentação escolar, incentivando a participação e controle social dos alunos acerca do tema.
CATEGORIA 7 - Caixa de Ferramentas para Conselheiros
Periferia em Pauta: a regionalização do orçamento público no município de São Paulo
A regionalização do orçamento público é uma concepção recente que engloba aspectos cruciais: a identificação e visualização dos locais onde os gastos públicos são realizados. Essa abordagem visa compreender onde os recursos são efetivamente utilizados, fornecendo uma compreensão clara das áreas que exigem investimentos prioritários. Conhecer em qual região é necessário alocar mais recursos públicos é fundamental para embasar decisões dos gestores públicos em evidencias. Além disso, esta prática contribui para a construção de argumentos sólidos, ideias consistentes e reivindicações embasadas por parte da sociedade civil. A regionalização do orçamento público é uma concepção recente que engloba aspectos cruciais: a identificação e visualização dos locais onde os gastos públicos são realizados. Essa abordagem visa compreender onde os recursos são efetivamente utilizados, fornecendo uma compreensão clara das áreas que exigem investimentos prioritários. Conhecer em qual região é necessário alocar mais recursos públicos é fundamental para embasar decisões dos gestores públicos em evidencias. Além disso, esta prática contribui para a construção de argumentos sólidos, ideias consistentes e reivindicações embasadas por parte da sociedade civil.
CATEGORIA 8 - Segurança Urbana e Cidadania
Mediação de Conflitos Comunitários para a Prevenção da Violência
Nesta oficina teremos a oportunidade de fortalecer vínculos entre os participantes para que os conflitos naturais da convivência em grupo possam ser encaminhados, de forma que se promova a inteligência emocional visando se atenuar os incômodos e desentendimentos que resultam em episódios de violência. Juntos, faremos um levantamento de problemas da comunidade e pensaremos em combinados para que haja um clima de dignidade e pertencimento a todos os envolvidos por meio do Círculo de Construção da Paz.
CATEGORIA 9 - Orçamento Público, Cidadania e Estrutura Fiscal no Brasil e no Município
Como participar do Orçamento Cidadão
Agente: Pablo Vinicius Paternostro
Na plataforma Participe+ ocorrem discussões e formulação de políticas públicas municipais do Orçamento Cidadão. A oficina estimula a elaboração de propostas viáveis e a divulgação da respectiva eleição.