Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Exibindo 1 para 1 de 2
Quinta-feira, 22 de Maio de 2025 | Horário: 15:24
Compartilhe:

Consulesas em São Paulo são homenageadas pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Encontro destaca a importância destas mulheres e a projeção de seus papeis no cenário internacional

Com uma atuação diplomática e social bastante ativa, as consulesas muitas vezes não recebem o reconhecimento que merecem. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) irá promover um café da manhã especial para homenageá-las e fortalecer a relação e as parcerias entre a cidade de São Paulo e os consulados. O evento será realizado no próximo dia 23 de maio, no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo.

“Essas mulheres são fundamentais para a diplomacia. Elas deixam suas cidades e suas culturas para acompanhar seus maridos nessa missão de representar seus países. Com uma visão social e fraterna, elas sempre trazem o melhor de suas culturas e ajudam a mostrar uma São Paulo que vai muito além da economia e dos negócios”, destaca a secretária de Relações Internacionais de São Paulo, Angela Gandra.

Em março, a SMRI recebeu as cônsules para uma homenagem referente ao mês das mulheres, além disso já realizou dois Encontros com Representantes Consulares no Theatro Municipal, o primeiro em fevereiro e outro em março.  O intuito, além de valorizar o trabalho dos representantes internacionais que atuam em nosso município, é o de ampliar a relação da cidade de São Paulo com os países, promover a troca cultural e desenvolver novos projetos para a população paulistana.

Visibilidade

Segundo a secretária Angela Gandra, o trabalho das consulesas merece uma visibilidade muito maior. Mesmo não tendo cargos oficiais nos consulados,  elas desempenham um papel importante, principalmente em eventos sociais e cerimônias diplomáticas, onde representa a família do cônsul e auxilia na promoção das relações entre países. “Elas têm esse papel na comunidade local, interagindo com outros membros da comunidade expatriada, muitas vezes sendo a primeira a tomar contato com as dificuldades de seu povo longe de casa, e auxiliando em atividades que dão visibilidade ao seu país de origem", destaca Angela.

Participação feminina

A Prefeitura de São Paulo tem realizado um trabalho no sentido de valorizar a participação feminina na administração pública e em toda a sociedade paulistana. Por isso, a criação de oportunidades para as mulheres já é uma realidade. Atualmente mais de 73% dos seus servidores são do sexo feminino. No total são mais de 90 mil mulheres trabalhando pela população paulistana, destas 53% exercem cargos de liderança ou comandam departamentos e secretarias.

collections
Galeria de imagens