Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Terça-feira, 29 de Outubro de 2024 | Horário: 17:49
Compartilhe:

Em Moscou, Prefeitura de São Paulo participa da Cúpula Internacional de Transporte

Evento reuniu representantes do Sul Global para promover e discutir soluções acerca da mobilidade urbana
Delegação em Moscou

De 21 a 25 de agosto, a Prefeitura de São Paulo esteve em Moscou, Rússia, para a Cúpula Internacional de Transporte (“International Transport Summit 2024”), representada pelo coordenador de Assuntos Internacionais Bilaterais, João Paulo de Oliveira, da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). A cidade estava presente no Fórum Internacional de Municípios dos BRICS, uma plataforma global para a estruturação da agenda de desenvolvimento inovador das cidades pertencentes ao BRICS. A edição de 2024 focou em megacidades, o que trouxe maior relevância para a participação de São Paulo, maior metrópole sul-americana. Tendo esse eixo de atuação, os debates sobre desenvolvimento trouxeram aportes ainda mais relevantes para a realidade paulistana. Já o International Transport Summit teve como proposta o estabelecimento de cooperação entre as cidades para que troquem experiências de desenvolvimento e modernização de transporte urbano, pensando em soluções conjuntas para a mobilidade. 

Ao longo de 5 dias, participantes acompanharam palestras, mesas-redondas e visitas técnicas a diferentes equipamentos de mobilidade russos; também estimularam laços empresariais entre as cidades, no campo de transporte.  

“Foi possível concretizar a articulação da cidade de São Paulo junto às atividades do BRICS – arranjo multilateral que é prioritário para a estratégia internacional brasileira – e consolidar a parceria bilateral com Moscou. Sendo uma das maiores cidades do mundo, a capital russa enfrenta desafios similares aos de São Paulo, buscando estruturar seu ambiente urbano para promover desenvolvimento social, econômico e ambiental, com perspectiva de longo prazo para que as ações sejam sustentáveis ao longo do tempo. Esta missão ocorreu precisamente em uma conjuntura na qual o BRICS ganha maior projeção no sistema internacional, inclusive com a recente ampliação do número de países-membros”, comenta João Paulo de Oliveira, Coordenador de Assuntos Internacionais Bilaterais da SMRI. 

Os transportes aquáticos, em especial os elétricos, foram tema em destaque na Cúpula, apresentados como uma mobilidade eficiente e sustentável de transporte. No mesmo sentido, a Cidade de São Paulo participou da mesa-redonda “Transporte, ecologia e saúde”. 

A presença no evento foi uma oportunidade não apenas de interação com representantes da Rússia e dos países do BRICS, mas também de países da Ásia, da América Latina, da África e do Oriente Médio, que também são convidados para o Fórum. Esta missão contribuiu para o cumprimento do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo. Em especial a Meta 70, que prevê “Realizar 150 ações de projeção internacional que posicionem São Paulo como cidade global e sustentável e que possibilitem acordos de cooperação internacional”. Sendo assim, esta ocasião serviu diretamente para tratar de assuntos estratégicos e posicionar a cidade como protagonista, estabelecendo contatos e novas parcerias. 

 

Aquático-SP 

Em 2024, a Prefeitura de São Paulo trouxe uma grande novidade para a mobilidade urbana paulistana com o primeiro transporte hidroviário público da capital. Inaugurado no dia 13 de maio, o Aquático-SP transformou um trajeto de 1h20 em um percurso de 12 a 17 minutos, entre o Cantinho do Céu e o Mar Paulista.  Transportou mais de 34 mil passageiros nas cinco primeiras semanas de operação assistida. O número foi registrado entre os dias 13 de maio e 16 de junho.    

A iniciativa é um grande marco para o transporte urbano da cidade, garantindo maior agilidade e rapidez nos deslocamentos, com integração ao transporte por ônibus e ao sistema Bilhete Único. 

collections
Galeria de imagens