Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2024 | Horário: 12:38
Compartilhe:

Luta, reflexão e oportunidades para afrobrasileiros marcam a IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra

Evento reuniu milhares de pessoas para celebrar a ancestralidade, promover reflexões e fortalecer a luta contra o racismo em São Paulo

A IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra, realizada entre 22 e 24 de novembro, no Pavilhão 3 do Distrito Anhembi, em São Paulo, foi palco das mais diversas expressões da cultura e história afro-brasileiras. O evento transformou o espaço em um cenário de reflexão, celebração da ancestralidade e, principalmente, de combate ao racismo. Com realização da Secretaria Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, o evento é parte da política pública São Paulo: Farol de Combate ao Racismo e contou com uma extensa programação, incluindo atividades educacionais, artes, gastronomia, além de um espaço dedicado a afroempreendedores das áreas de moda, artesanato, gastronomia, entre outros. 

O tema escolhido para a IV Expo Internacional foi a história dos griôs, sábios e guardiões que preservam e compartilham as histórias de africanos e afrodescendentes do Brasil. Ao adentrarem no evento, o público pôde conferir um espaço em celebração e valorização desses importantes mestres. Outra importante homenagem nesta edição do evento foi à Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, Eunice Prudente. Na ocasião, a professora e advogada recebeu o Prêmio Farol Antirracista por sua importância na luta contra o racismo no país. 

Além disso, os corredores da Expo foram dedicados aos mais de 70 afros empreendedores. O público pôde conhecer e adquirir peças exclusivas, valorizando a produção de empreendedores pretos da cidade de São Paulo. Entre artesanato, vestuário, literatura, artes plásticas, entre outros, o espaço ofereceu, ainda, um resgate à ancestralidade, por meio de uma linha de produtos aromáticos criados pela farmacêutica, Sheila Sacramento. “Empreender é um ato de coragem e o respeito, a conexão com o Sagrado e com a Ancestralidade é o que mantém meu coração firme no propósito. O meu objetivo é resgatar memórias afetivas nas pessoas através de aromas únicos, oferecidos nos produtos que desenvolvo. Se o público reviver esses momentos, essa experiência olfato afetiva, significa que estou no caminho certo”, explicou a empreendedora.  


 

Uma das áreas mais divertidas da Expo, certamente, foi ocupada pelo Espaço Erê. Voltado para os pequenos, o local contou com diversas atividades, como contação de histórias, música e brincadeiras que, além de encantar as crianças, proporcionaram um aprendizado lúdico sobre o combate ao racismo. A valorização de práticas alimentares afro-brasileiras também fez parte da programação do evento, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que se dedicou em levar ao público atividades focadas na Educação Antirracista e nas reflexões sobre as relações étnico-raciais, através de jogos de tabuleiro, apresentações das Academias Estudantis de Letras e mesas formativas. 

Os palcos da IV Expo Internacional foi o ponto de encontro entre a música afrobrasileira e o público visitante, que dançou e se divertiu com a apresentação de artistas dos mais diversos estilos, como do afropunk, axé, gospel, MPB, pagode, pop rock e o samba. Com sorriso no rosto e samba no pé, os visitantes celebraram a cultura e as raízes africanas, ao som de artistas como Rodrigo Teaser, Duo Àvuà, Maria Rita e Criolo, e outros grandes nomes. Apresentações circenses com Raízes da Resistência, capoeira com o Mestre Pingo, e muita música com Gê de Lima e DJ Evelyn. 

 “Todos os anos, trabalhamos para oferecer uma Expo ainda melhor e eu acredito que estamos no caminho certo. Esse ano, o evento recebeu um público que se sentiu representado e, acima de tudo, enxergaram oportunidades para a população preta o que, para nós, traz uma enorme satisfação”, finalizou a gerente de projetos da Secretaria de Relações Internacionais e coordenadora da Expo Internacional, Elaine Gomes. 

collections
Galeria de imagens