Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Terça-feira, 22 de Dezembro de 2009 | Horário: 11:30
Compartilhe:

São Paulo na Expo Xangai

Cidade terá estande na Área de Melhores Práticas Urbanas

Pela primeira vez na história do evento  haverá a participação de cidades pois até hoje somente países estavam  presentes. Em 2007, São Paulo foi convidada a se candidatar para a Área de  Melhores Práticas Urbanas (Urban Best Practices Area - UBPA), espaço  destinado à apresentação de soluções encontradas pelas cidades para os mais  diversos problemas urbanos enfrentados em diferentes campos temáticos.   

Em abril de 2008, a candidatura de São Paulo foi  aprovada. Das 188 candidaturas apresentadas, 55 foram selecionadas e São  Paulo, com o projeto Cidade Limpa, conquistou o quarto lugar, atrás apenas  de Brisbane (Austrália), Seul (Coreia do Sul) e Hong Kong (China).  Reconhecido internacionalmente, o Cidade Limpa é um importante 'cartão de  visitas' da capital paulista. Na análise do comitê organizador da Expo, a  iniciativa que transformou o visual poluído da mais cosmopolita das cidades  sul-americanas é considerada uma das melhores práticas urbanas dentro do  tema central da Expo 2010, que é "Better City, Better Life" (Melhor Cidade,  Melhor Vida").

A presença na Expo 2010 faz parte da  estratégia de posicionamento de São Paulo no contexto internacional. Mais de  190 países e dezenas de instituições internacionais e organizações  não-governamentais participarão do evento. Trata-se de uma plataforma única  para divulgar São Paulo, consolidar sua imagem como uma cidade global,  exibir seu potencial competitivo e atrair turistas e negócios.  A Expo  será palco da troca de experiência e intercâmbio de boas práticas, além de  ser uma oportunidade ímpar de apresentar ao mundo o impacto e benefícios das  ações e projetos desenvolvidos na capital paulista.

Também funcionará com um  espaço para mostrar o posicionamento da mais cosmopolita metrópole da  América do Sul em relação aos principais temas internacionais da atualidade  como a luta contra o aquecimento global, desenvolvimento sustentável,  energias limpas e renováveis, entre outros. No mundo globalizado, São Paulo  busca ampliar a cooperação, o intercâmbio técnico-cultural e os laços  comerciais com as diversas regiões do globo. 

Fonte: SMRI

Leia também:
* Estande de São Paulo na Expo Xangai
* Expo Xangai 2010
*
Exposições Universais 

collections
Galeria de imagens