Secretaria Municipal de Relações Internacionais
Prefeitura de São Paulo inicia II Semana Internacional da Diplomacia de Cidades (II SIDC)
Nesta terça-feira (22), a Prefeitura de São Paulo foi palco da abertura da II Semana Internacional da Diplomacia de Cidades (II SIDC) que acontecerá até sexta-feira (25). Ao lado do prefeito Ricardo Nunes, a secretária municipal de Relações internacionais, Marta Suplicy, introduziu o evento que visa promover e fortalecer a cooperação internacional das cidades, além de contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas locais.
Reativar e relançar o Fórum Nacional de Gestores Municipais de Relações Internacionais (FONARI) também integra a iniciativa, para que se torne mais dinâmico, eficiente e fortaleça a consolidação das estruturas locais de relações internacionais.
Trocar experiências é uma forma autêntica de cuidar das políticas públicas para o prefeito Ricardo Nunes. Em sua gestão, São Paulo procura solucionar problemas sempre a partir do diálogo. “Esse é o segundo ano consecutivo que participamos deste evento, que é originário de um Projeto de Lei votado na Câmara dos Vereadores e que procura instituir o relacionamento entre as cidades. Nossa capital aprende com as outras”, enfatizou.
A II Semana Internacional da Diplomacia de Cidades visa abrir espaço para a realização de debates no âmbito político e, sobretudo, técnico, para aproximar gestores municipais de relações internacionais, acadêmicos, representações diplomáticas, representantes de agências de cooperação e de organismos internacionais, além de redes de cidades, Governo Federal e outras instituições relevantes.
O evento contou com autoridades do Corpo Consular, de Câmaras de Comércio, Secretariado Municipal, Câmara de Vereadores e outras autoridades.
“Este encontro viabiliza discussões que resultarão em políticas públicas ampliadas e mais eficientes para cada município. À primeira vista, nosso trabalho pode parecer distante do dia a dia da população, mas, na verdade, está presente no centro da atuação da Prefeitura. Na gestão Ricardo Nunes, a cidade reforçou o compromisso de colocar em prática a Agenda 2030 e alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas”, explicou Marta Suplicy.
Também estiveram presentes: Paulo Renato Pacheco, presidente da Associação dos Cônsules no Brasil e cônsul–geral Honorário da Suécia; Eliseu Gabriel, vereador de São Paulo - e autor da Lei 17.652/2021; Cris Monteiro, presidente da Comissão de ReIações Internacionais; e a embaixadora Irene Vida Gala, chefe substituta do Ministério das Relações Exteriores.
O coordenador de planejamento em exercício da Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias, Daniel Bruno, finalizou o dia ao apresentar a principais ações da pasta que tem atuação fundamental na gestão.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk