Secretaria Municipal de Relações Internacionais
Farol Antirracista apresenta ações e busca parcerias em Brasília
O Farol Antirracista, uma realização da Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), esteve em Brasília (DF) entre os dias 21 e 26 de maio, representado por equipe técnica em diversas agendas de promoção de políticas públicas relacionadas à comunidade de pretos e pardos da capital paulista.
Entre os destaques da missão estão a participação no seminário “Brasil-África: Novas Pontes sobre o Atlântico” e o encontro nas embaixadas de Ruanda, onde foram recebidos pelo embaixador Lawrence Manzi; de Camarões, com o ministro conselheiro Martial Tchenzette; e Suriname, com a embaixadora Angeladebie Ramkisoen, para promover a IV Expo Internacional da Consciência Negra. “Foram agendas importantíssimas para a divulgação das ações do Farol Antirracista. Todos os dias na capital federal resultaram em importantes avanços para a promoção da IV Expo Internacional da Consciência Negra e fortalecimento das relações culturais e diplomáticas com países africanos”, ressalta a gerente de projetos e responsável pelo Farol Antirracista, Elaine Gomes.
Embaixadas africanas
Durante a missão em Brasília, diversas embaixadas africanas foram visitadas, incluindo as de Ruanda, Gana, Guiné-Bissau, El Salvador, Zimbábue, Quênia e Etiópia, Suriname e Camarões. “Nessas visitas, tivemos a oportunidade de trocar saberes e boas práticas, apresentar o Currículo Antirracista e discutir as ações realizadas com a política pública. Além disso, exploramos possibilidades de cooperação para a IV Expo Internacional da Consciência Negra, e fortalecemos as relações internacionais de São Paulo”, explica Elaine.
Com os embaixadores de Ruanda, Camarões e Suriname, houve encontros individuais para a promoção da Expo, onde foram entregues convites e presentes. Dentro da programação do seminário "Brasil-África: Novas Pontes sobre o Atlântico" no Palácio do Itamaraty, que reuniu diplomatas africanos e discutiu cooperação bilateral, a comitiva da SMRI também participou: “os painéis destacaram a herança africana e a mobilização da diáspora”, comenta Deisy Cardoso, assessora da SMRI.
No dia 25, celebrou-se o "Dia da África", com o evento Digital África 2024, envolvendo cerimônias, discursos, jantar e apresentações culturais, tais como apresentações musicais, trajes típicos e danças tradicionais dos povos de África.
Veja como foram as agendas:
21/05: visita a embaixada de Ruanda; visita a embaixada de Camarões; visita a embaixada do Suriname; e o dia foi finalizado com o convite do embaixador de Camarões, Martin Mbeng e sua esposa, Laura Mbeng, para participar do coquetel na embaixada em ocasião da comemoração da data nacional de Cameroun.
22/05: Realização, no Palácio do Itamaraty, do Seminário Brasil-África - Novas Pontes sobre o Atlântico para promover o fortalecimento da cooperação bilateral entre o Brasil e o continente africano. O evento contou com a presença de quase 100% dos diplomatas africanos.
23/05: 2º dia do Seminário Brasil-África - Novas Pontes sobre o Atlântico que abordou temas ligados à Herança Africana e Mobilização da Diáspora para a 6ª Região da União Africana em Salvador
24/05: visitas às Embaixadas de Gana, Guiné-Bissau e Quênia
25/05: participação no evento do Dia da África: Digital África 2024, em celebração à Semana da União Africana.
26/05: no último dia, a convite do Embaixador de Ruanda, Lawrence Manzi, houve a visita a embaixada de Ruanda para um almoço com os embaixadores onde foram destacados as ações do Farol Antirracista da cidade de São Paulo em um discurso institucional feito por Elaine Gomes.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk