Secretaria Municipal de Relações Internacionais
PMSP recebe organização internacional, Vital Strategies, para tratar de projeto de combate aos efeitos das mudanças climáticas

Com o objetivo de fortalecer parcerias que melhorem as condições de vida da população paulistana, a Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) e da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), receberam a visita de representantes de organização internacional, uma organização global de saúde pública, neste dia 26 de maio. A delegação se reuniu com autoridades municipais e técnicos na sede da Prefeitura para avançar no projeto da “Parceria para Cidades Saudáveis”. O projeto tem por objetivo apoiar a prefeitura em estudos e diagnósticos sobre os efeitos do calor extremo, resultado das mudanças climáticas e em alternativas de adaptação da cidade
São Paulo é uma das primeiras das cidades membro da rede Partnership for Healthy Cities, integra hoje um grupo de 74 municípios que recebem apoio técnico e financeiro para planejar e executar intervenções voltadas à prevenção de doenças não-transmissíveis (DNT´s) e à promoção da saúde urbana. “São Paulo é uma metrópole com muitos desafios. Sabemos inclusive que não existe uma única solução para toda a cidade. Então buscamos parcerias e investimentos que possam melhorar as condições de nosso município, em especial de nossa população, de forma concreta, sem perder de vista o que pode iluminar outras cidades”, comenta a secretária de Relações Internacionais, Angela Gandra.
A iniciativa reforça o compromisso da capital paulista com a Agenda 2030 e acordos internacionais como o Global Cooling Pledge (Compromisso com o resfriamento global) da ONU, e conta ainda com o apoio da Bloomberg Philanthropies e da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Contexto do Projeto
Nossa capital enfrenta desafios crescentes com o aumento das temperaturas, que impactam principalmente idosos e populações vulneráveis. A ideia é que o projeto contemple a instalação de sensores em locais estratégicos para coletar dados sobre microclimas urbanos. Além disso, a elaboração de um guia com diretrizes para adaptação de espaços públicos de conforto térmico (priorizando parques e áreas verdes), campanhas de comunicação para engajar a população e divulgar resultados. A Vital Strategies destinará investimento para as ações iniciais, que incluem também oficinas com comunidades e gestores públicos.
Cúpula em Paris
A agenda em São Paulo faz parte de tratativas já iniciadas em 2024, além disso, entre os dias 18 e 21 de março, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretarias Municipal de Relações Internacionais (SMRI)), marcou presença no Partnership for Healthy Cities Summit (PHCS), na cidade de Paris, França. O encontro reuniu líderes e autoridades municipais de diversas partes do mundo para discutir práticas inovadoras que promovem cidades mais saudáveis, seguras e sustentáveis. Organizado pela Vital Estrategies, Bloomberg Philanthropies e a OMS, o evento teve como foco a prevenção de DNTs, como doenças cardíacas, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas, responsáveis por mais de 80% das mortes globais.
Mudanças Climáticas e Conforto Térmico
Com o aumento das temperaturas máximas, os dados mostram uma tendência preocupante, de impactos significativos na saúde, especialmente entre idosos. Dados das estações meteorológicas oficiais mostram que as áreas centrais e as densamente urbanizadas das periferias registram temperaturas até 10°C mais altas do que regiões com maior cobertura vegetal ou próximas a reservatórios de água.
Diante desse cenário, a Prefeitura tem trabalhado para ampliar a coleta e análise de dados das temperaturas e a sua relação com a saúde pública em diferentes áreas da cidades, com o objetivo de subsidiar as políticas públicas com as variáveis climáticas. Além disso, o projeto visa consolidar uma rede de áreas verdes e parques que ofereçam conforto térmico durante períodos de calor extremo, contribuindo para o bem-estar físico e mental dos cidadãos.
Sobre a Parceria para Cidades Saudáveis
A Parceria para Cidades Saudáveis é uma rede global de prestígio, que conta com 74 cidades comprometidas em salvar vidas ao prevenir DNTs e outras formas de lesões que impactam a saúde pública. Apoiada pela Bloomberg Philanthropies, em parceria com a OMS e a organização global de saúde Vital Strategies, a iniciativa permite que cidades de todo o mundo ofereçam uma política pública de alto impacto e de intervenção programática para a redução das DNTs e lesões graves em suas comunidades. Para mais informações visite: https://cities4health.org.
Para mais informações:
patriciasueza@prefeitura.sp.gov.br
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk