Secretaria Municipal de Relações Internacionais
Prefeitura de São Paulo Participa da 1ª Virada ODS de Maringá: edição recebeu cerca de 2000 visitantes
Em julho deste ano, a Prefeitura de São Paulo foi convidada a participar da 1ª Virada ODS de Maringá, que ocorreu entre os dias 13 e 14 de julho. Inspirados na edição paulistana, que esse ano realizou sua 3ª Virada ODS, o evento recebeu aproximadamente 2.000 pessoas, incluindo cidadãos e representantes do governo local, se firmando como uma forma do poder público conscientizar a população de Maringá sobre a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A presença da equipe da Prefeitura de São Paulo - representada pelo gerente de projetos da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, Alessandro Bender - se deu pela participação e organização da palestra "A Internacionalização da Virada ODS de São Paulo", e pela transmissão de um vídeo do PNUD, que apresentou o caso de implantação da Virada ODS de São Paulo. Além disso, aconteceram debates com representantes da prefeitura e da sociedade civil de Maringá, discutindo os desafios do cumprimento da Agenda 2030.
A edição de Maringá foi mais um passo para a promoção da cultura dos ODS, fortalecendo a atuação da Virada ODS e permitindo a troca de experiências com outras cidades do Brasil, América Latina e Caribe.
"A Virada ODS de São Paulo nasceu com o propósito de envolver todos – governo, setor privado e sociedade civil – na construção de um mundo melhor”, conta Alessandro Bender. “Esse movimento se expandindo para outras cidades, como Maringá, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para um futuro de desenvolvimento igualitário e compartilhado."
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), são uma iniciativa global que visa enfrentar os desafios sociais, econômicos e ambientais que o mundo enfrenta atualmente. Com um total de 17 objetivos e 169 metas, a Agenda 2030, adotada em setembro de 2015, busca erradicar a pobreza, promover a igualdade de gênero, garantir acesso à educação de qualidade, e proteger o meio ambiente, entre outros propósitos fundamentais.
Cada um dos ODS é interligado, reconhecendo que a sustentabilidade e o desenvolvimento devem ser abordados de maneira integrada. A implementação dessa agenda requer a colaboração entre governos, setor privado, sociedade civil e cidadãos, promovendo ações locais e globais.
Virada ODS de São Paulo: O início de um futuro sustentável
A Virada ODS de São Paulo é a maior política pública do mundo destinada exclusivamente para promover a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na cidade. Organizado pela Prefeitura de São Paulo, o evento reúne uma série de atividades, palestras e debates que incentivam a participação ativa da população na construção de um futuro mais sustentável. Com um enfoque na colaboração entre governo, sociedade civil e setor privado, o evento busca disseminar informações sobre as práticas de sustentabilidade e o impacto positivo que cada cidadão pode ter na transformação social e ambiental.
Desde sua primeira edição, a Virada ODS tem se destacado como um espaço de diálogo e troca de experiências, fortalecendo a cultura dos ODS em São Paulo e promovendo parcerias estratégicas com outras cidades do Brasil e da América Latina. Nesse sentido, o evento de 2024 contou com a presença do Prefeito Ricardo Nunes, que participou do painel “Internacionalizando a Virada ODS: Mercocidades Rumo a Agenda 2023”, ao lado de representantes da América do Sul, reforçando o compromisso da cidade com as metas de desenvolvimento e o caráter multiplicador de ideias e ações que a Virada ODS oferece.
O evento representa um compromisso com a construção de um mundo mais justo e equilibrado, incentivando todos a se unirem em prol de um desenvolvimento que respeite o meio ambiente e promova o bem-estar social.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk