Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2024 | Horário: 16:35
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo participa do Conselho Mundial da rede Cidades e Governos Locais Unidos (GCLU) nos Países Baixos

São Paulo representou Mercocidades e trocou experiências com outros Estados e destacou os projetos da cidade

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), participou entre os dias 7 e 11 de outubro de 2024, em Haia, Países Baixos, do Conselho Mundial da rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), a partir da posição de São Paulo como presidente de Mercocidades, seção latino-americana da rede global.  

O objetivo do Conselho Mundial da CGLU foi reunir as lideranças da organização para debater posicionamentos políticos, soluções locais para conflitos e realizar a troca da presidência de Konya (Turquia) para Haia (Países Baixos). A agenda também incluiu o evento Diálogos Municipais da Paz, no marco dos 120 anos da Conferência de Haia, dedicado a debater o papel dos governos locais na construção da cultura de paz.  

 

A missão marcou a participação de São Paulo na diplomacia de cidades globais, além da presidência de Mercocidades e a copresidência do Urban-20, rede composta relacionada ao G20 e da qual a CGLU é uma das organizadoras. “No marco do 20º aniversário da CGLU, participar do Conselho é fundamental para projetar São Paulo como liderança regional e global, além de entender mais pautas de interesse a cidade, como desenvolvimento sustentável, paz, segurança e igualdade de gênero. Ressaltou Luís Felipe Felicio, assessor de Assuntos Internacionais Multilaterais da SMRI. 

Durante os Diálogos da Paz Municipal, o Prefeito de Haia, Jan van Zanen, contou como a cidade utiliza as três cortes internacionais que sedia – o Tribunal Penal Internacional, a Corte Internacional de Justiça e a Corte Permanente de Arbitragem – para fins educativos e para promover a cultura de paz no âmbito local.  

“Ao abordar a experiência de São Paulo na prevenção da violência, destaquei as políticas da Secretaria Municipal de Educação, como os Centros de Mediação de Conflitos na Rede Municipal de Ensino, desde os níveis mais básicos, e a atuação da Coordenação de Educação em Direitos Humanos, que forma professores, servidores e cidadãos em locais de memória. Por fim, expliquei que São Paulo é sede do Programa Internacional de Educação sobre o Holocausto e o Genocídio da UNESCO, desenvolvido em Centros Educacionais Unificados de Direitos Humanos, onde se realizam debates profundos sobre passados violentos e a prevenção de crimes de ódio", observou o representante paulistano. 

Projetos de São Paulo destacados e com projeção internacional:   

  • Centros Educacionais Unificados (CEU) 

  • Centro de Ensino de Línguas Paulistano (CELP) 

  • Programa Internacional de Educação sobre o Holocausto e o Genocídio da UNESCO (nos CEUs de educação de direitos humanos) 

  • Centros de mediação de conflitos da rede municipal de ensino 

  • Virada ODS 

  • Fórum Urbano de São Paulo 

collections
Galeria de imagens