Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Sexta-feira, 1 de Novembro de 2024 | Horário: 11:59
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo participa de programa de treinamento para funcionários de governos das Américas, na China

A edição de 2024 concentrou-se em mesas de trabalho e visitas técnicas focadas nos "Cinco Centros”

Entre os dias 7 e 16 de setembro de 2024, a Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), esteve presente no Programa de Treinamento para funcionários de governos das Américas, em Shanghai, China. O programa concentrou-se em mesas de trabalho e visitas técnicas focadas nos "Cinco Centros”: economia, finanças, comércio, transporte marítimo e inovação científica e tecnológica. 
 
As temáticas visam melhorar a influência internacional de Shanghai e reforçou a importância da troca de conhecimentos e experiências, contribuindo para a construção de soluções inovadoras que enfrentam desafios comuns. A missão incluiu sessões de discussão e visitas in loco, com departamentos relevantes de Shanghai e representantes de outras cidades irmãs de Shanghai que participaram do programa, sendo elas: Montevidéu, Santo Domingo, Panamá, Chicago e Los Angeles.  
 
No cenário das Relações Internacionais, a missão ocorreu em um ano simbólico, em que se comemora os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e China. A relação comercial entre os países é uma das mais relevantes e dinâmicas do panorama internacional atual. Com uma parceria estratégica que abrange diversos setores, como agricultura, indústria, tecnologia e infraestrutura, os laços entre essas duas nações têm se fortalecido ao longo dos anos. O objetivo da ida ao treinamento foi fortalecer os laços entre as cidades e compartilhar experiências, além de proporcionar novos conhecimentos para otimizar a gestão pública em São Paulo.  

“A missão, principalmente em um ano simbólico das relações Brasil e China, possibilitou a articulação de iniciativas conjuntas e o fortalecimento da cooperação internacional entre São Paulo e Shanghai, como polos econômicos de seus respectivos países. A agenda incluiu discussões produtivas sobre políticas públicas e práticas eficazes, além de visitas técnicas. A missão foi, portanto, um passo significativo para consolidar parcerias, estreitar a relação entre as cidades e identificar possíveis projetos de cooperação”, afirma a coordenadora de Relações Internacionais, Luiza Debrassi.  

collections
Galeria de imagens