Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Sexta-feira, 1 de Novembro de 2024 | Horário: 11:42
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo participa do BRICS Green Cities Forum e do BRICS Urban Future Forum

São Paulo consolidou sua imagem de cidade comprometida com o desenvolvimento sustentável, e atraiu novos investidores interessados em projetos de cidades inteligentes e infraestrutura verde

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), representada pelo coordenador de Assuntos Internacionais Bilaterais, João Paulo de Oliveira, foi convidada a participar do BRICS Green Cities Forum e no BRICS Urban Future Forum, realizados entre os dias 16 e 20 de setembro de 2024, em Moscou, Rússia, visando o fortalecimento de iniciativas sustentáveis e inovadoras no âmbito do desenvolvimento urbano.  
 
Como uma das maiores metrópoles do mundo e que enfrenta desafios característicos de grandes centros urbanos, São Paulo se posiciona de maneira proativa ao compartilhar projetos pioneiros e se engajar em diálogos sobre o futuro das cidades do bloco BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).  
 
Durante a missão, foi possível concretizar a articulação da cidade de São Paulo junto às atividades do BRICS – arranjo multilateral que é prioritário para a estratégia internacional brasileira – e consolidar a parceria bilateral com Moscou. 

O BRICS Green Cities Forum teve como foco principal discutir estratégias e políticas públicas voltadas para a promoção de cidades mais sustentáveis e resilientes. À medida que o crescimento urbano continua a exercer pressão sobre o meio ambiente, as cidades do BRICS enfrentam desafios comuns, como poluição, gestão de resíduos, mudanças climáticas e mobilidade urbana. 

“A presença no evento foi uma oportunidade não apenas de interação com representantes da Rússia e dos países do BRICS, mas também de países da Ásia, da América Latina, da África e do Oriente Médio, que também são convidados para o Fórum. Esta missão ocorreu precisamente em uma conjuntura na qual o BRICS ganha maior projeção no sistema internacional, inclusive com a recente ampliação do número de países-membros”, afirma João Paulo de Oliveira. 
 

collections
Galeria de imagens