Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Sexta-feira, 4 de Abril de 2025 | Horário: 15:57
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo vai a Bruxelas, Bélgica, para participar da Reunião do Comitê Executivo, da Assembleia Geral e de visitas técnicas da Associação Internacional de Cidades Educadoras

Participação visa fortalecer o posicionamento da cidade de São Paulo na Rede Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE)

Entre os dias 18 e 22 de março, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), esteve presente nas ações da Rede Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE), na qual participou da reunião do Comitê Executivo, da Assembleia Geral e de visitas técnicas da AICE em escolas públicas. Essas participações visam fortalecer o posicionamento da cidade de São Paulo e a troca de experiências com instituições de governos locais que contribuem para o interesse público por meio do cumprimento de metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. 

A participação na Reunião do Comitê Executivo se deu como uma oportunidade de projeção internacional de São Paulo e de fortalecimento de sua candidatura para integrar o Comitê como membro pleno. Foram discutidas questões relativas à convocatória para os Prêmios 2026, que destacam políticas públicas de impacto implementadas pelas cidades-membro, uma das metas da SMRI para o Programa de Metas 2025-2028. A cidade de São Paulo já exerce mandato como membro convidado do Comitê Executivo e sua participação na reunião do Comitê Executivo e na Assembleia da AICE, visa fortalecer o posicionamento da cidade de São Paulo na Rede. 

“Relativamente às visitas técnicas às escolas públicas, foram importantes oportunidades de conhecer realidades distintas dentre as escolas belgas em comparação com as escolas da cidade de São Paulo. A possibilidade de ter participado das visitas permitiu discutir iniciativas conjuntas que poderiam ser realizadas entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a SMRI”, afirma Vera Salvadori, assistente administrativa de gestão da SMRI que esteve presente na missão.  

Durante a Assembleia Geral, ocorreu a eleição do lema 2026 da Cidades Educadoras, da qual “A participação das crianças na Cidade Educadora” foi a ganhadora. Na mesma ocasião, aconteceu a discussão sobre o Plano de Ação de 2025 e as apresentações realizadas por representantes da cidade de Rosário (Argentina), intitulada “Experiências de governança participativa e criação de espaços de diálogo”; da cidade de Bologna (Itália) sobre “Filhos e Filhas de Imigrantes”; e da cidade de Lattes (França) sobre “Bairro Jovem”, onde as crianças participam das decisões sobre os espaços públicos.  

Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) 

A Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) é uma entidade internacional sem fins lucrativos, fundada em 1994, com o objetivo de promover uma estrutura de cooperação internacional para governos locais a partir dos princípios da Carta das Cidades Educadoras, ou seja, a promoção da educação ao longo da vida, focada nas pessoas e a integração transversal da educação nas políticas públicas. O Município de São Paulo é membro desde 2004, já tendo sediado o X Congresso da rede, em 2008, e compondo o Comitê Executivo de 2006 a 2014, além de desde 2022, como cidade convidada. Atualmente, há 495 cidades-membro de 25 países, sendo 27 brasileiras. 

collections
Galeria de imagens