Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Quarta-feira, 2 de Abril de 2025 | Horário: 17:42
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo vai a Singapura em busca de intercâmbio na área de inovação

Missão é um passo importante para que São Paulo troque experiências e aprendizados com um dos países mais importantes em práticas inovadoras e tecnológicas em nível mundial

A Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria de Relações Internacionais, participou de missão internacional em Singapura organizada pelo Governo do Estado. A Coordenadora de Assuntos Multilaterais e Redes de Cidades, Vitória Volpato, representou a cidade entre os dias 24 e 28 de fevereiro com o objetivo de promover diálogos com instituições de destaque na formulação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de inovação e à tecnologia. “Nos reunimos com essas entidades para fortalecer parcerias estratégicas e identificar oportunidades de cooperação internacional para a cidade de São Paulo”, explica Vitória.

Em busca de aprendizados e oportunidades

A agenda da missão foi intensa e incluiu reuniões com diversas instituições e organizações do ecossistema de inovação de Singapura. Abaixo, os principais destaques: encontros com o Ministério da Indústria e do Comércio, Enterprise Singapore e A*STAR (Agency for Science, Technology and Research) de Singapura; reunião com o Smart Nation Digital Government Office; visita à Nanyang Technological University e à National University of Singapore; entre outras atividades.

Resultados

A missão representou uma oportunidade estratégica para o estabelecimento de contatos e diálogos com importantes entidades responsáveis pela formulação de políticas públicas de inovação. Como um dos países mais inovadores do mundo, Singapura apresentou modelos que podem servir de referência para o aprimoramento de iniciativas em São Paulo. “As boas práticas observadas em Singapura podem servir de referência para o aprimoramento do ecossistema de inovação do Estado de São Paulo, com destaque para o papel central de nossa metrópole”, ressalta Vitória.

Além disso, a missão internacional permitiu apresentar as pautas prioritárias da Cidade de São Paulo e políticas públicas de destaque da gestão, contribuindo para fomentar a sinergia entre os diferentes atores dos ecossistemas de inovação. “A participação de São Paulo reforçou a posição da cidade como um polo relevante no cenário brasileiro de inovação. As interações estabelecidas durante a missão abriram caminho para futuras colaborações, incluindo o fortalecimento da cooperação acadêmica e o aumento do intercâmbio entre os ecossistemas de inovação dos dois países”, conclui a representante paulistana na missão.

collections
Galeria de imagens