Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024 | Horário: 17:28
Compartilhe:

São Paulo participa da COP29 em Baku reforçando o protagonismo da cidade no enfrentamento das mudanças climáticas

Por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, a capital paulista organizou um painel em um dos pavilhões da COP2S sobre “soluções baseadas na natureza”

A cidade de São Paulo teve uma participação destacada nas discussões da COP29, que aconteceram em Baku, Azerbaijão, no final de novembro. Representada pelas Secretarias Municipais de Relações Internacionais (SMRI), de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente (SECLIMA), e pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADESAMPA), a capital paulista apresentou soluções desenvolvidas ao longo dos últimos anos sob a gestão do prefeito Ricardo Nunes na área temática de desenvolvimento sustentável e adaptação e mitigação para as mudanças climáticas. Na ocasião, delegação paulistana também reforçou a defesa do financiamento climático direto às cidades e da inclusão dos governos locais nas metas globais de redução de emissões estabelecidas pelo Acordo de Paris.

A participação da cidade foi ainda marcada pelo endosso e pela adesão de São Paulo, através do Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, Renato Nalini, do compromisso Global de Resfriamento da COP28 (Global Cooling Plegde), em parceria com a Presidência da COP28 e a rede global Cool Coalition do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) durante evento realizado no dia 18 de novembro.

A Participação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais na COP2G

Entre os principais destaques da atuação de São Paulo na COP29 está o lançamento do Atlas Ibero-Americano de Calor, projeto que visa desenvolver um atlas de temperaturas em ambientes urbanos, fundamentado em bases científicas, para abordar os impactos das mudanças climáticas nas cidades ibero-americanas. Coordenado pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a SECLIMA, São Paulo destacou-se como uma das cidades colaboradoras na construção desse documento. O Atlas foi apresentado no Pavilhão de Governos Locais e Ação Multinível (LGMA), em colaboração com o ICLEI e a UCCI, no dia 20 de novembro, e contou  com  a  participação  de  representante  da  Cruz  Vermelha.

Destaca-se ainda a participação da SMRI no painel intitulado “Caminhos para Soluções Positivas para Natureza: Integrando Soluções Baseadas na Natureza ao Planejamento de Infraestrutura, elaborado através de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo com ONU-Habitat, PNUD, Global ABC e WWF. Durante a ocasião, foram discutidas estratégias inovadoras para planejamento urbano sustentável, financiamento, governança e ampliação de áreas verdes. Nesse contexto, destacaram-se iniciativas como o Programa Mananciais e a implementação do Parque Linear Cantinho do Céu, que reforçam o compromisso de São Paulo com a sustentabilidade. Além da apresentação destes projetos, a Coordenadora de Assuntos Multilaterais, Camila Assis, destacou o compromisso da cidade de São Paulo em conectar a cidade com as grandes diretrizes e compromissos internacionais, como por exemplo as diretrizes do Acordo de Paris.

 


 

Participaram da missão, também, Musa Pino Miranda, Diretora de Inovação e Empreendedorismo da ADESAMPA, e de Maria Luiza Oliveira Gedeon, Chefe de Gabinete da ADESAMPA, que palestraram sobre a inter-relação entre inovação tecnológica, setor privado, setor público e o desenvolvimento de ecossistemas mais sustentáveis e resilientes às questões climáticas. A coordenadoria de Cooperação para Desenvolvimento Sustentável (CCDS), órgão da SMRI, também esteve presente e ativa no evento, representada na figura do Coordenador Tito Maule.

A contribuição de São Paulo, na COP29, destaca seu papel como protagonista nas questões ambientais globais. A cidade acompanhou as negociações sobre a meta de financiamento climático global de 300 bilhões de dólares anuais até 2030, buscando alinhar-se a oportunidades que potencializem seus projetos climáticos. Além disso, o evento também se inscreveu como preparação para a COP30 em Belém, com planos de ampliar sua presença e protagonismo, reafirmando o compromisso de São Paulo com a sustentabilidade e a resiliência urbana em fóruns internacionais.

Sobre a Conferência Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP)

As COPs (Conferências das Partes) são encontros anuais das partes (países) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). O principal objetivo dessas conferências é discutir e negociar ações globais para enfrentar as mudanças climáticas, alcançando decisões conjuntas por meio do consenso. A cidade de São Paulo tem um histórico significativo de participação nas COPs, atuando como uma voz ativa dos governos locais no debate sobre políticas de adaptação e mitigação climática.

 
collections
Galeria de imagens