Secretaria Municipal de Relações Internacionais
São Paulo participa de evento global de comunicação climática no Arizona (EUA)

Entre os dias 7 e 9 de abril, a cidade de Phoenix, no Arizona (EUA), sediou o Global Communications Directors Convening, promovido pela rede C40 Cities. O evento reuniu líderes de comunicação de diversas cidades ao redor do mundo para discutir melhores práticas e estratégias de combate às mudanças climáticas. A Prefeitura de São Paulo esteve representada por Patrícia Sueza, chefe da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI).
Com foco no fortalecimento da comunicação sobre os impactos das ações climáticas, no enfrentamento à desinformação e no alinhamento de mensagens em nível global, o encontro contou com painéis, workshops e visitas técnicas. Entre os temas abordados estavam: “Com quem os prefeitos estão falando? ”, “Abordando questões urbanas prioritárias por meio da ação climática” e “Desinformação climática: como a indústria de combustíveis fósseis está sabotando a ação climática”.
“A participação de São Paulo ampliou a rede de contatos institucionais com cidades como Chicago, Rio de Janeiro, Curitiba, Buenos Aires, Medellín, Paris e Cidade do México. O encontro também destacou as políticas públicas da gestão municipal, com ênfase nos compromissos assumidos junto à rede C40 e proporcionou conhecimentos valiosos com foco na comunicação climática. Mais do que um evento, foi um chamado à ação. Volto ainda mais comprometida com a construção de narrativas verdadeiras e mobilizadoras por um futuro sustentável”, afirmou Patrícia Sueza, chefe de assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais. .
Durante o evento, foi entregue um convite oficial ao prefeito Ricardo Nunes para participar da pré-COP30, que será realizada em julho, na cidade de Córdoba, na Argentina.
“Esse convite reforça o papel de São Paulo como liderança nas ações climáticas. A troca de experiências com outras cidades possibilitou a atualização e qualificação das nossas estratégias de comunicação, além de abrir portas para futuras cooperações internacionais e fortalecer ainda mais os laços com a C40”, destacou Patrícia.
Conforme a avaliação de Rafael Lisboa, head de comunicação do Programa Conjunto da Rede C40 e do Pacto Global pelo Clima e Energia (GCoM), a troca de experiências proporcionada em encontros como o de Phoenix, são importantes para uma agenda cada vez mais unitária entre os países e cidades participantes.
“Reunir profissionais de comunicação de 30 cidades, de 15 países e cinco continentes diferentes, foi uma oportunidade extraordinária. Compartilhamos boas práticas, aprendemos uns com os outros e, principalmente, fortalecemos a comunicação climática em escala global — em um momento desafiador para as cidades no enfrentamento da crise climática”, analisa Lisboa.
São Paulo na C40
A C40 Cities é uma rede global de grandes cidades comprometidas com o combate às mudanças climáticas. Atualmente, reúne 97 prefeitos das maiores metrópoles do mundo, incluindo São Paulo. Criada em 2005, a rede tem como missão apoiar e impulsionar políticas públicas voltadas à redução de emissões de carbono, adaptação climática e desenvolvimento urbano sustentável, sempre com base científica e em colaboração entre governos locais.
Para a diretora de comunicação estratégica, mídia e parcerias do C40 Cities, Zermina Toghey, as cidades brasileiras estão no centro da agenda climática global. Para ela, como um dos centros urbanos mais populosos e dinâmicos do mundo, São Paulo está demonstrando que ação climática ambiciosa e desenvolvimento econômico inclusivo caminham lado a lado.
“Ter a representação de São Paulo, juntamente com outras cidades brasileiras, no encontro de Diretores de Comunicação foi inestimável — não apenas pela ambição que demonstram em seu próprio território, mas também pelos aprendizados práticos que compartilharam. Desde o enfrentamento das desigualdades climáticas até o engajamento comunitário e a transformação do transporte urbano, suas experiências geraram conversas enriquecedoras e ajudaram outras cidades a imaginar o que é possível. Esse tipo de colaboração é exatamente o que precisamos no caminho até a COP30.", comenta Zermina.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk