Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024 | Horário: 15:42
Compartilhe:

São Paulo protagoniza debates da Cúpula de Prefeitos durante Agenda do G20 no Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Relações Internacionais destacou questões prioritárias como o combate à fome, o desenvolvimento social e a urgência de financiamento climático direto

Entre os dias 14 e 17 de novembro, o Rio de Janeiro foi o palco das discussões globais sobre urbanismo e cidadania, sediando a Cúpula de Prefeitos do Urban 20 (U20). Representando o Prefeito Ricardo Nunes, o Secretário Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, Ricardo Gomyde, participou ativamente de um dos eventos mais significativos da agenda internacional de 2024, reafirmando a posição de São Paulo como líder global em sustentabilidade, urbanismo e inovação. 

Em um ano de co-presidência dividida entre São Paulo e Rio de Janeiro, o U20 reuniu líderes de mais de 50 cidades ao redor do mundo, focando em desafios urbanos, políticas de cuidado e financiamento climático. A participação de São Paulo – maior metrópole da América Latina e a quarta mais populosa do mundo – destacou a relevância das megacidades no cenário global, demonstrando o compromisso com soluções urbanas integradas para um futuro sustentável. 

Sobre o U20   

O Urban 20 é uma iniciativa que conecta as principais cidades do G20, promovendo um espaço de diálogo para abordar temas como mudanças climáticas, mobilidade urbana e inclusão social. Cidade membro e uma das mais ativas no grupo, São Paulo participa do U20 desde sua criação em 2018.  

A edição do Urban 20 em 2024 teve como foco o combate a fome, a desigualdade social, desenvolvimento sustentável e transição energética justa e a reforma da governança global. 

Fazendo coro ao propósito do Urban 20, durante a cerimônia de abertura do evento, o secretário Ricardo Gomyde ainda assinalou:  

“É imperativo que a cooperação internacional seja mais eficaz, inclusiva e responsiva às necessidades urgentes da humanidade. Devemos construir instituições globais mais democráticas, transparentes e capazes de responder às crises de forma coordenada e solidária”. 
 

 

Os Principais Compromissos de São Paulo no U20 

Antes do encontro no Rio de Janeiro, o secretário Ricardo Gomyde participou, em 11 de novembro, de uma reunião promovida pelo governo federal entre o presidente Lula e as lideranças dos grupos de engajamento do G20 em Brasília. Nesse contexto, representantes da sociedade civil apresentaram reivindicações com o objetivo de serem compartilhadas com os chefes de Estado durante a Cúpula de Líderes do G20, realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de novembro. 

Posteriormente, já no Rio de Janeiro, a delegação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo, liderada pelo secretário Ricardo Gomyde, participou das seguintes agendas: 

  • Cerimônia de Abertura (14/11): O Secretário Ricardo Gomyde, representando o Prefeito Ricardo Nunes, reforçou o compromisso com o desenvolvimento urbano inclusivo. Na ocasião, ele esteve ao lado do Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; do Ministro de Cidades, Jader Filho; do Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo; da Diretora Executiva da ONU-Habitat, Ana Claudia Rossbach; e dos convocadores do Urban20, Emília Sáiz, Secretária Geral da União das Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), e Mark Watts, Diretor Executivo da C40. 

  • "Cidades de Cuidado sem Discriminação" (15/11): A cidade de São Paulo, representada pelo Secretário Ricardo Gomyde e pela Secretária Adjunta Maria Auxiliadora Figueiredo, que atua como Secretária Executiva de Mercocidades, participou deste painel organizado pela rede Mercocidades. O evento reuniu líderes da rede e representantes de organizações internacionais para uma mesa-redonda sobre cuidados e políticas públicas locais. São Paulo destacou seu pioneirismo como a primeira cidade da rede a aderir ao Compromisso de Cuidados de Mercocidades, em junho deste ano. O painel também contou com a participação de representantes da Prefeitura do Rio de Janeiro, da Organização Internacional para Migrações (OIM) e do ONU-Habitat. 

  • Reunião sobre Finanças Climáticas - Encontro de Prefeitos e Secretário de Fazendas do BID (16/11): O Secretário Municipal da Fazenda participou da reunião de Prefeitos e Secretários da Fazenda, organizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Durante o encontro, foi lançada a Rede Latino-Americana de Secretários da Fazenda, com o objetivo de fortalecer as finanças climáticas nos governos locais. 

  • Plenária de Prefeitos e Entrega do Comunicado Final (17/11): Este foi um momento crucial, marcado pela entrega das recomendações das cidades ao Governo Federal. A plenária contou com a participação do Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Presidente do Chile, Gabriel Boric, cujo país foi convidado para o ciclo do G20 deste ano.


 

A participação da Secretária-Adjunta no T20, C20, G20 Social e U20  

Nos dias 11 e 12 de novembro, a Secretária Adjunta, Embaixadora Maria Auxiliadora Figueiredo, participou da cúpula do Think Tank 20 (T20), organizada pelo CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais), FUNAG (Fundação Alexandre de Gusmão) e IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). As temáticas mais ressaltadas nas discussões organizadas pela agenda foram justamente uma maior visibilidade e espaço na tomada de decisões de países da América do Sul e do continente Africano.  

A Embaixadora participou na mesa final e se reuniu com os chairs do T20 e com a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet. Este encontro histórico aconteceu na antiga sede diplomática do Palácio Itamaraty. 

Também no dia 13 de novembro, a Embaixadora Maria Auxiliadora compareceu ao C20, ao lado dos assessores técnicos Bernardo Torres, Gabriel Bacal e Gustavo Plaster, para acompanhar novas recomendações dos grupos de trabalho de Organizações da Sociedade Civil. 

Já entre os dias 14 e 16 de novembro, a Embaixadora Maria Auxiliadora participou de debates sobre segurança alimentar, governança, transparência, desenvolvimento sustentável, e o empoderamento feminino durante as reuniões do G20 Social. Ela também discursou no Fórum Super Cidades, destacando a importância da prevenção de desastres e estratégias para reduzir desigualdades. 

“São Paulo tem enfrentado os riscos ambientais com determinação. Entre as nossas políticas públicas de prevenção a desastres naturais, destaco os jardins de chuva, que tem nos ajudado a controlar enchentes e reter a água de forma sustentável.” assinala. “Além disso, os piscinões, que são considerados uma solução histórica da gestão paulistana, continuam sendo aliados importantes para mitigar os impactos das enchentes nas áreas urbanas.” 

Nos encontros do U20, a Secretária Adjunta Maria Auxiliadora, atendeu às reuniões ao lado do assessor técnico de Relações Internacionais da prefeitura, Lucas Paredes, sendo ambos, neste ano de 2024, Sherpa e sous Sherpa, respectivamente, da agenda. Na linguagem diplomática, o cargo se refere a um representante ou negociador de alto nível que auxilia líderes de governo, como presidentes ou primeiros-ministros, na preparação de cúpulas importantes. 
 

São Paulo e o G20: Conheça o Histórico 

São Paulo já possui um sólido histórico de engajamento com o G20 e suas redes. Em junho de 2024, a cidade sediou o Fórum Urbano de São Paulo, uma série de eventos de alto nível que fortaleceram a diplomacia internacional da capital, como a Cúpula de Prefeitos do Urban 20, o Congresso Mundial do ICLEI e reuniões do Conselho Executivo de Metropolis e do Conselho de Mercocidades. Em todas essas agendas prévias, líderes globais discutiram temas como inclusão social, financiamento urbano, mudanças climáticas e a municipalização da Agenda 2030. 

collections
Galeria de imagens