Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Sexta-feira, 4 de Abril de 2025 | Horário: 16:25
Compartilhe:

São Paulo reforça liderança regional em evento Mercocidades na Argentina

Cidade assume vice-presidência de Economia Urbana e apresenta o plano de trabalho para 2025

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, participou do Encontro Anual da Direção Executiva de Mercocidades, realizada entre os dias 5 e 7 de março em Tandil, na Argentina. Representada pela Coordenadora de Assuntos Internacionais Bilaterais, Camila Carvalho e pela Assessora Assuntos Internacionais Multilaterais, Beatriz Lalli, a cidade consolidou seu papel na governança regional ao assumir a vice-presidência de Economia Urbana da Rede, compartilhada com Cuenca, no Equador.  

A participação de São Paulo no encontro reforçou seu papel como liderança regional e o fortalecimento de parcerias. Durante as reuniões, foram debatidas estratégias para fortalecer a integração sul-americana e impulsionar políticas públicas voltadas para segurança alimentar, valorização dos migrantes, empreendedorismo juvenil e desenvolvimento sustentável. A cidade também apresentou seu plano de trabalho para a vice-presidência de Economia Urbana, alinhado aos objetivos da Agenda 2030 da ONU.  

“Foi um momento de posicionamento e apresentação de São Paulo nos espaços políticos da Rede, inaugurando a posição de vice-presidências, apresentando o plano de trabalho e criando sinergias com as unidades temáticas cujos temas estão ligados às prioridades da gestão e da vice-presidência da entidade, assim como participar das definições de agenda, prioridades e calendários de atividades para 2025”, afirma a Coordenadora de Assuntos Bilaterais.  

"O evento foi uma oportunidade de continuação de projeção internacional para São Paulo, permitindo o envolvimento ativo nas discussões sobre o bem-estar da população sul-americana e a integração entre os países. Além disso, possibilitou a troca de experiências com outras cidades e instituições internacionais, fortalecendo a cooperação em áreas estratégicas para o desenvolvimento urbano para a nossa população", destacou a assessora Beatriz. 

O que é Mercocidades? 

Criada em 1995, Mercocidades é a principal rede de governos locais da América do Sul. Com mais de 360 cidades-membro, a iniciativa promove a cooperação entre municípios da região para o desenvolvimento de políticas públicas conjuntas e a defesa dos interesses locais no contexto internacional. A entidade trabalha temas como segurança alimentar, inclusão social, desenvolvimento sustentável e integração econômica. 

collections
Galeria de imagens