Secretaria Municipal de Relações Internacionais
Secretária Angela Gandra recebe Consul Chinês na primeira delegação de 2025
Na tarde do dia 8 de janeiro, a secretária municipal de Relações Internacionais, Angela Vidal Gandra, recebeu sua primeira delegação oficial desde o início de sua gestão: o Consul Chinês. A comitiva foi representada por Tian Yu Zhen, Cônsul-Geral em exercício, Zhuang Su, Cônsul e Chefe da Divisão de Assuntos Bilaterais, e Xu Lan, Vice-Cônsul. O encontro reforça a importância da diplomacia entre São Paulo e a China e marca o compromisso da nova gestão com o fortalecimento das relações internacionais.
A China é o maior parceiro comercial da capital paulista, com uma relação que gerou superávit na balança comercial nos últimos três anos. Em 2024, o município exportou US$ 882,9 milhões em produtos como soja, açúcar e algodão, enquanto importou US$ 2,2 bilhões, principalmente em máquinas, reatores e produtos químicos.
Durante o encontro, a secretária Angela Gandra reafirmou o alinhamento da cidade à política do Itamaraty e à posição dos 181 Estados Membros da ONU que reconhecem Taiwan como parte do território chinês, política conhecida como Uma Só China. A reafirmação dessa posição é um reflexo da história diplomática entre Brasil e China, iniciada em 1974, quando os dois países formalizaram suas relações e abriram caminho para uma cooperação bilateral que hoje é estratégica.
A China também inspira reflexões culturais e filosóficas à cidade de São Paulo e a todas as suas Gestões. A filosofia confucionista, que atravessou séculos, ensina à maior cidade da América Latina, que a harmonia é alcançada através do respeito mútuo, do equilíbrio entre as relações e da busca pelo bem comum. Durante esta primeira agenda de 2025, esses valores ecoaram a partir da discussão sobre as relações entre o município brasileiro e suas cidades irmãs chinesas – Xangai, Pequim e Tianjin –, que compartilham não apenas experiências em áreas como educação e tecnologia, mas também um compromisso com o diálogo e a colaboração. Essas trocas são um testemunho vivo de como valores filosóficos podem moldar a diplomacia moderna.
Durante a reunião, foi lembrado o histórico da imigração chinesa em São Paulo, destacando a contribuição da comunidade chinesa para o comércio, a gastronomia e o fortalecimento da diversidade cultural da cidade. Além disso, notou-se a preocupação mútua de ambas as nações com temas importantes como a segurança alimentar, que é uma das prioridades da gestão do Prefeito Ricardo Nunes.
Nos últimos anos, a produção de alimentos da China tem se expandido de forma constante, com suprimento adequado ao mercado e operações geralmente estáveis. A produção anual de grãos do país ultrapassou 650 bilhões de kg por oito anos consecutivos. No ano passado, a produção total de grãos do país foi de 686,55 bilhões de kg, e seu suprimento de alimentos per capita foi de 486,1 kg, bem acima da linha de segurança alimentar internacionalmente reconhecida de 400 kg.
Já a cidade de São Paulo, por outro lado, durante a gestão de Nunes, tem mantido programas de segurança alimentar que beneficiam milhões de pessoas em toda a cidade, seja em equipamentos públicos ou entidades comunitárias. Somente nos serviços de acolhimento e núcleos de convivência para pessoas em situação de rua da rede socioassistencial mantida pela Prefeitura, são distribuídas diariamente uma média de 117 mil refeições. Além disso, são entregues 7.000 cestas básicas diárias por intermédio do programa Cidade Solidária. Na rede municipal de ensino, por exemplo, são oferecidas diariamente 2,3 milhões de refeições aos estudantes.
Tanto a China quanto São Paulo demonstram compromisso com a segurança alimentar por meio de políticas públicas e programas direcionados. A China, com sua vasta população, investe em tecnologia e inovação para aumentar a produtividade agrícola e alcançar a autossuficiência em grãos básicos. São Paulo, por sua vez, foca em programas que atendem diretamente a população vulnerável, garantindo acesso a refeições saudáveis e de qualidade.
Essas iniciativas refletem a importância atribuída por ambas as regiões à segurança alimentar, promovendo o bem-estar de suas populações e fortalecendo os laços culturais e humanos entre as nações.
"Vimos nessa primeira visita consular do ano muitas perspectivas de relações não só econômicas, mas humanas, focadas especialmente na preocupação mútua com o tema da Segurança Alimentar, que é de fato um grande foco do nosso Prefeito e ao mesmo tempo uma interação cultural, com investimento, como o programa Portas Abertas e o ensino de mandarim nas escolas”, relata a secretária Angela Gandra.
Com esta visita, a Secretaria Municipal de Relações Internacionais reforça seu compromisso em fortalecer os laços entre São Paulo e parceiros internacionais, promovendo o desenvolvimento sustentável, o comércio justo e o diálogo intercultural.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk