Secretaria Municipal de Relações Internacionais

Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2024 | Horário: 13:10
Compartilhe:

Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo representa cidade no I Encontro de Cidades Ibero-Americanas em Madri

A missão diplomática objetivou dar continuidade às agendas realizadas em 2023 e motivar as cidades participantes a assinar a “Declaração de Madri”

A convite da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), a Prefeitura de São Paulo esteve presente no I Encontro de Cidades Ibero-Americanas, realizado em Madri, Espanha, nos dias 30 e 31 de outubro de 2024. O evento reuniu prefeitos e representantes de cidades ibero-americanas para discutir soluções inovadoras em áreas como desenvolvimento urbano e governança global.  

Sendo o Prefeito Ricardo Nunes copresidente da UCCI e, consequentemente, membro do Comitê Executivo da organização, a delegação paulistana marcou presença no evento liderada pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, por sua vez representada pela figura do Secretário Ricardo Gomyde e da Coordenadora de Relações Internacionais, Luiza Debrassi.   

O I Encontro de Cidades Ibero-Americanas teve a missão de dar continuidade à Assembleia Geral da UCCI, realizada em novembro de 2023 em São Paulo, e serviu como preparativo para a XXIX Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, que ocorrerá em Cuenca, Equador, em novembro. Durante o evento, foi assinada a “Declaração de Madri: A Voz dos Prefeitos na Cúpula Ibero-americana”, com o objetivo de fortalecer a colaboração entre governos locais e nacionais ibero-americanos. 

A primeira edição do encontro também contou com uma série de painéis temáticos abrangendo temas como inovação, desenvolvimento urbano, governança global e financiamento sustentável. A participação de São Paulo na UCCI e especialmente neste I Encontro de Cidades Ibero-Americanas reforça o compromisso da cidade com a cooperação internacional e seu papel de liderança na articulação de políticas públicas na relação de países Ibero-Americanos. Durante a reunião do Comitê Executivo, a cidade de São Paulo irá passar o cargo de copresidente da rede para a cidade de San Salvador. 

“São Paulo tem uma experiência muito vasta na área do meio ambiente. 26% da nossa área é preservada através de parques e mananciais, por exemplo.”, relata o Secretário Ricardo Gomyde. “Temos uma rede complexa de mobilidade urbana e, como uma das maiores cidades do mundo, temos bastante conhecimento a oferecer e muito a aprender com os nossos colegas ibero-americanos”.  

A agenda da Delegação Paulistana, no primeiro dia de Encontro, contou com uma visita técnica às políticas sociais de Madri, com foco no programa SAMUR Social, referência madrilenha na pauta. Em outra oportunidade, a equipe de São Paulo visitou o HUB Canalejas para vivenciar experiências em Mobilidade Sustentável. Houve também a Reunião do LV Comitê Executivo da UCCI na Casa de la Panadería. 

Durante a missão diplomática, os representantes da cidade de São Paulo participaram de um encontro com o Rei da Espanha, Filipe VI, seguindo para o encerramento do evento, no qual assinaram a “Declaração de Madri”. 

A DECLARAÇÃO DE MADRI – Acordo de Impacto e Melhorias Urbanas 

A Declaração de Madri foi elaborada durante o I Encontro de Cidades Ibero-Americanas, realizado em Madri nos dias 30 e 31 de outubro de 2024. Esse documento reflete o compromisso das cidades participantes em enfrentar desafios globais por meio de uma abordagem colaborativa, sustentável e inclusiva. A declaração destaca a necessidade de ações coordenadas para mitigar os impactos das mudanças climáticas, promover a igualdade de gênero e fortalecer o papel das cidades na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

Com a assinatura da declaração, os representantes das capitais ibero-americanas reiteraram seu empenho em fortalecer a governança local e o desenvolvimento urbano sustentável. Essa parceria entre cidades fomenta a troca de experiências e conhecimentos que possam resultar em soluções inovadoras, principalmente em áreas como infraestrutura urbana, mobilidade sustentável e justiça social​. 

A União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) 

Fundada em 1982 e com sede em Madri, a União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) é uma rede de cidades fundada em 1982 que reúne as principais cidades da Iberoamérica. A organização é composta por 29 municípios, da qual São Paulo é membro associado desde 1989, mesmo não sendo a capital de jure do Brasil, dada a relevância nacional e internacional da cidade.  

O objetivo da UCCI é promover a cooperação e o intercâmbio de experiências entre as cidades-membro, visando melhorar a qualidade de vida de seus habitantes e promover o desenvolvimento sustentável, trabalhando em áreas como cultura, meio ambiente, urbanismo, desenvolvimento econômico e cultura.  

Para alcançar esse objetivo, a UCCI promove capacitações, convocatórias, prêmios e demais iniciativas que possibilitam a cooperação entre as cidades-membros, financiam projetos e proveem oportunidades de projeção e reconhecimento internacional.

collections
Galeria de imagens