Secretaria Municipal de Relações Internacionais
Secretarias Municipais de Cultura e Economia Criativa e de Relações Internacionais reúnem 18 cônsules de países da Europa em evento no Theatro Municipal

São Paulo, 19 de fevereiro de 2025 - A Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Relações Internacionais, reuniu, na manhã desta quarta-feira (19), cônsules de 18 países da Europa em evento no Theatro Municipal. O encontro tratou da cooperação entre os países e o município para a construção de ações e parcerias estratégicas em diversos segmentos, incluindo a cultura e a indústria criativa, contribuindo para o desenvolvimento de novos projetos. “São Paulo é uma cidade multicultural, que recebe e agrega tradições e conhecimentos de diversos lugares do mundo. Até por isso acreditamos que a cultura é uma das melhores formas de estreitar laços e criar parcerias com outros povos e países”, ressalta a secretária de Relações Internacionais do Município do São Paulo (SMRI), Ângela Vidal Gandra Martins.
Representantes da Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Espanha, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países-Baixos, Polônia, Suíça e Suécia acompanharam uma apresentação das políticas culturais em vigor pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, como o recém-anunciado pacote de editais “São Paulo +Cultura” - que totaliza aproximadamente R$ 319 milhões em incentivos à diversas de linguagens artísticas; projetos de Economia Criativa e Formação Cultural; e principais eventos pertencentes ao calendário da SMC, como o Carnaval e a Virada Cultural. “Um dos nossos principais objetivos é fortalecer as nossas parcerias na promoção de comércio e cooperação cultural no mundo, por este motivo a cooperação dos países da União Europeia com São Paulo, através das Secretarias de Relações Internacionais e de Cultura e Economia Criativa é importantíssima para nós”, explica Martina Hackelberg, Cônsul-Geral da Alemanha.
Ao final, os convidados realizaram um tour pelo Theatro Municipal, grande ícone cultural e arquitetônico da cidade, ícone paulistano inspirado em teatros de ópera da Europa, que testemunha há mais de 110 anos o desenvolvimento sociocultural da cidade. Os cônsules dos 18 países puderam ver de perto a Sala de Espetáculos, local em que abrigou importantes companhias da primeira metade do século 20, trazendo nomes como Enrico Caruso, Nelson Freire, Maria Callas, Arthur Rubinstein, Villa-Lobos, Elis Regina, Ella Fitzgerald, Isadora Duncan, Tom Jobim, Nijinsky, Anna Pavlova e Baryshnikov.
Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa
A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.
Sobre a Secretaria de Relações Internacionais
A Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), foi fundada em 2001 com o propósito de trazer visibilidade a São Paulo no cenário mundial e coordenar a estratégia de atuação internacional da Prefeitura. Seu trabalho consiste em estabelecer parcerias com organismos internacionais, estreitar as relações bilaterais com outros países por meio dos consulados e embaixadas, captar investimentos e recursos para a cidade, além de apoiar a promoção e o estabelecimento de projetos de cooperação internacional. Como secretaria transversal, busca ser plataforma para que outras secretarias, como a de Cultura e Economia Criativa, possam desenvolvimento projetos e receber premiações que beneficiem a população e posicionem a cidade em lugar de destaque no cenário internacional.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk