Subprefeitura São Mateus

Quarta-feira, 5 de Março de 2025 | Horário: 13:41
Compartilhe:

Nova Unidade de Conservação Monumento Natural (MONA) Pico do Votussununga – Morro do Cruzeiro

A criação da nova Unidade de Conservação Monumento Natural (MONA) Pico do Votussununga – Morro do Cruzeiro faz parte do projeto “São Paulo Capital Verde”.

A consulta pública sobre a criação do parque foi realizada no dia 26 de fevereiro , no CEU São Rafael, na Rua Cinira Polônio, 100. Após as consultas públicas, a unidade será formalmente estabelecida por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município. 

Dois homens na foto, o mais próximo usa camiseta vermelha, óculos e chapéu. O segundo, é careca e usa camiseta branca, está também com um microfone na mão 
Placa verde com escritos "área verde em implantação". Atrás da placa, folhas de árvores

O  Monumento Natural (MONA) Pico do Votussununga - Morro do Cruzeiro terá aproximadamente 195 hectares e se localiza na divisa com o município de Mauá, distrito de São Rafael. Abriga remanescentes de Mata Atlântica e fica próximo ao Parque Linear Limoeiro.


 

A criação do MONA é mais um esforço para preservar as nascentes do Rio Aricanduva, fundamentais para a biodiversidade e a manutenção dos recursos hídricos da região.

O morro é classificado como Zona Especial de Proteção Ambiental (ZEPAM), por lei.

Além da relevância ecológica, o local se destaca pela beleza cênica, oferecendo uma vista privilegiada da cidade de São Paulo.

Com paisagens compostas por campos e matas de galeria, o espaço poderá ser utilizado para lazer, educação ambiental e valorização do patrimônio paisagístico,  que o classificou como Patrimônio Ambiental do Município de São Paulo.

Pico do Votussununga – Morro do Cruzeiro. Um pico, céu azul sem muitas nuvens, dia ensolarado, grama verde bem baixa. Placa indicando o local
 

A visitação ao MONA será regulamentada pelo Plano de Manejo e pelas diretrizes do órgão gestor.

Presente na consulta pública,  a professora de geografia e ambientalista Fátima Magalhães, emocionada,  disse que é a realização de um sonho a preservação do Morro do Cruzeiro. “Em setembro de 2016, cortaram aproximadamente 350 árvores. Com o apoio da comunidade e ajuda da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, formamos o grupo SOS Morro do Cruzeiro e plantamos 380 mudas”, lembra  a professora.

Pico do Votussununga – Morro do Cruzeiro. Área verde, di iluminado, placa indicando o local

Homens trabalhando em poda de árvores. Uma caminhonete ao fundo para recolhimento do material retirado
 

collections
Galeria de imagens