Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2024 | Horário: 11:29
Compartilhe:

Coordenadoria de IST/Aids realiza primeira edição do Conexões

Evento promoveu trocas entre coletivos e ONGs dedicadas a projetos de prevenção junto a vários públicos 
Apresentação de rap do Travas da Sul. À esquerda, uma mulher de cabelo curto cacheado e óculos de sol segura um microfone, vestindo uma blusa amarela e calça cinza. Ela tem tatuagens visíveis nos braços e está cantando. À direita, outra mulher sorri de forma animada, com cabelos longos e cacheados, vestindo uma regata branca e um cinto estiloso com uma saia ou shorts. Ela segura um leque colorido e está fazendo a discotecagem. Ao fundo, há um painel colorido com a palavra

Na última sexta-feira (6), a Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, a primeira edição do Conexões, um encontro de coletivos e ONGs do campo do HIV/Aids.

A Coordenadoria apoia diversos projetos da sociedade civil de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)/HIV/Aids, focados nas populações mais vulneráveis à infecção. Participaram do encontro 15 ONGs e 12 coletivos com projetos contemplados pelos Editais de Seleção Pública da coordenadoria.

“Os coletivos têm trabalhos em temáticas muito diferentes e muito contemporâneas; por isso, pensamos que seria extremamente interessante que essas experiências se juntassem para se conhecerem e, quem sabe, pensarem em parcerias”, explica a coordenadora de IST/Aids Cristina Abbate.

Um dos projetos apresentados foi o Prevenção na Ocupação, do coletivo Koinona, que realiza ações de conscientização nas ocupações do centro de São Paulo. Durante o evento, o grupo apresentou um jogo de tabuleiro que aborda a temática de prevenção, como uma forma de gerar aprendizado por meio da interação.

A imagem retrata um grupo de pessoas participando do jogo de tabuleiro que aborda a temática de prevenção. No centro, há um grande tabuleiro colorido no chão, com desenhos de ícones como corações, lâmpadas e mensagens. Quatro pessoas estão envolvidas no jogo: uma mulher de cabelos cacheados e blusa branca segura uma ficha, outra pessoa joga um dado colorido grande, enquanto os outros participantes observam animadamente.
Jogo sobre prevenção foi atividade proposta pelo coletivo Koinona. (Foto: Divulgação/SMS)


Também marcou presença no encontro o Projeto Awon Obirin, que apresentou a iniciativa “Cuidando de Quem Cuida”, que promove acolhimento e cuidados físicos e mentais para pessoas que vivem com HIV. No evento, a organização ofereceu massagens, auriculoterapia e chás. Para Ya Cristina, representante do projeto, essa abordagem é necessária porque o diagnóstico de HIV afeta a autoestima e pode afastar essas pessoas do convívio social.

Além da exibição dos trabalhos, os grupos fizeram apresentações artísticas, como o sarau do Trava da Sul, iniciativa voltada a pessoas trans e travestis, que contou com discotecagem, leitura de poesias e rap. Para Safira, uma das representantes do coletivo, além do trabalho de prevenção e conscientização, a abordagem artística é importante para mostrar que “Pessoas trans e travestis não são só das ruas, a gente também produz arte”.
 

collections
Galeria de imagens