Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2025 | Horário: 16:37
Compartilhe:

Coordenadoria de Proteção Animal (Cosap) recebe mais de 600 crianças durante a 45ª Edição do Programa Recreio nas Férias

Os alunos puderam aprender de forma divertida enquanto interagiam com os animais do Centro Municipal de Adoção
A imagem mostra um momento do Recreio nas Férias. Um homem de barba grisalha e camiseta laranja com logotipos da

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), recebeu mais de 600 crianças, de 4 a 7 anos de idade, durante a 45ª edição do Programa Recreio nas Férias. O evento aconteceu entre os dias 8 e 23 de janeiro e também contou com a participação de 70 agentes de recreação.

A edição que teve como tema “Brincar & Imaginar" foi organizada durante dois turnos, com equipes diárias. A edição foi promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SME) com o objetivo de promover atividades que favoreçam o desenvolvimento físico e cognitivo dos estudantes, além de uma educação integral e inclusiva, mesmo durante o período de férias. 

A iniciativa com participação da Cosap proporcionou as crianças a conscientização sobre a adoção e guarda responsável, atitudes de respeito, compaixão e empatia em relação aos animais. Por meio de atividades educativas e interativas, as crianças tiveram a oportunidade de aprender de forma lúdica sobre a importância dessas atitudes.
“As crianças podem aprender brincando que os animais precisam de proteção, cuidado, amor e muito respeito ao longo de toda a vida.”, ressalta Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

Durante o Recreio nas Férias na Cosap, os visitantes puderam participar do projeto educacional “Superguardião”, realizado de forma regular por meio do Programa Escola Amiga dos Animais, com a proposta de ensinar guarda responsável, comportamento animal e promover a socialização entre crianças e pets.

“Esse tipo de experiência ajuda muito a criança a construir o conceito de responsabilidade e empatia com os animais. Eles puderam ter contato com os bichinhos, não é a mesma coisa que só escutar uma história e imaginar, o que também é importante, mas essa interação prática é um grande passo no aprendizado.”, disse Lucas Rodrigues, professor e agente de recreação do Recreio nas Férias.  

Nesta edição foram 130 polos participantes, entre eles 58 Centros Educacionais Unificados (CEUs), uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) e três Centros de Educação e Cultura Indígena (Cecis).

Link com fotos: https://we.tl/t-5bJSAq5lGr

collections
Galeria de imagens