Secretaria Municipal da Saúde
Festas de fim de ano exigem cuidados com a saúde
As celebrações de fim de ano trazem fartura à mesa e, muitas vezes, estimulam exageros que podem afetar a saúde. Por isso, é importante aproveitar as ceias com moderação, equilibrando o consumo dos pratos típicos entre o Natal e o Ano-Novo e mantendo hábitos saudáveis para evitar desconfortos.
Para quem é hipertenso, fuja dos alimentos ricos em sal. É o caso do bacalhau, prato habitual nessas comemorações, que requer cuidados para dessalgá-lo o máximo possível, evitando riscos à saúde, além daquela sensação de estar “estufado”.
"Os diabéticos também devem estar atentos, uma vez que o consumo de alimentos ricos em carboidratos, que se transformam em açúcar no processo de digestão, pode aumentar a glicemia, levando até mesmo a casos de cetoacidose diabética, que é um estágio mais grave da diabetes", alerta Juliana Gomes, enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Medeiros.
Outro ponto que requer atenção são as bebidas alcoólicas. Para aproveitar as festas da melhor maneira, não beba sem ter se alimentado moderadamente. Com o estômago vazio, a absorção do álcool pelo organismo se torna bem mais rápida.
Cuidados no pós-festas
O recomendado é consumir alimentos mais naturais no período pós-festas, para ajudar a desintoxicar o organismo. Confira algumas dicas para se recompor após a ceia:
-
Alimente-se a cada três horas e, na hora da escolha do cardápio, prefira alimentos leves, de fácil digestão e pouco gordurosos como os cereais integrais e os grelhados, além de alimentos fontes de vitaminas e minerais;
-
Nas grandes refeições, como o almoço e o jantar, abuse das saladas e aproveite o colorido dos vegetais e legumes para acrescentar sabor e saúde aos pratos;
-
Para recuperar o organismo, de uma maneira geral, beba bastante líquido. Dê preferência aos chás digestivos, frutas cítricas e água de coco natural, que ajudam a restaurar a energia;
Em caso de indisposições, é importante procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber atendimento médico. A ferramenta Busca Saúde ajuda a encontrar a UBS mais próxima.