Secretaria Municipal da Saúde
Canto lírico emociona funcionários e usuários na UBS Lauzane Paulista
Foto e texto por Talita Coutinho
O mês de outubro foi marcado por diversas atividades relacionadas ao câncer de mama em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região Norte. No dia 28 de outubro, a equipe da UBS Lauzane Paulista promoveu um show de canto lírico sobre o tema para todos os usuários e funcionários da unidade. Cerca de 60 pessoas participaram do evento. Os músicos convidados foram a cantora Cíntia Cunha e o maestro Daniel Carvalho
“Esse evento é muito importante, pois as pessoas geralmente procuram ajuda médica quando não estão bem e ter a música em um ambiente assim melhora o astral. Eu vivi muito tempo dentro de um hospital com a minha mãe com câncer de mama, e o que a salvou foi ter realizado o exame. Acho imprescindível a conscientização sobre todos os tipos de câncer”, diz a cantora Cíntia.
“Ficamos muito felizes quando somos chamados para uma apresentação, cujo tema é a conscientização sobre o câncer”, afirma o maestro Daniel Carvalho.
Dentre as atividades realizadas, destacaram-se também a aula de dança, o café da tarde feito pelas equipes de saúde da UBS e as palestras na recepção, enfatizando a importância da mamografia e o autoexame. A assistente social Fabíola Silva orientou também sobre os direitos das mulheres.
A música emociona e acalma
O senhor Odair Murilla Pria adorou a apresentação. “Foi emocionante, eu amo música lírica, a voz dela é linda”, comenta. Para Adriana Guardiã não foi diferente. “Ouvir essas músicas me lembra a minha mãe, foi uma apresentação muito linda, me emocionei”, declara.
“A música lírica acalma a alma, nós que estamos aqui todos os dias, vemos os pacientes muitas vezes entrando abatidos, pra baixo. Hoje foi diferente, deu para ver a emoção estampada nos rostos de todos. As atividades do outubro rosa colocaram as pessoas em alerta, isso se refletiu no aumento da procura por exames e orientações. Encerramos o mês com a sensação de dever cumprido”, enfatiza a assistente social Lúcia Goes Pereira.
Importância
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre a doença e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a estimativa é de que, em 2017, cerca de 57.960 novos casos surjam no Brasil. É importante que toda mulher conheça seu corpo fazendo o autoexame, porém ele não descarta a realização da mamografia uma vez ao ano.