Secretaria Municipal da Saúde

Terça-feira, 2 de Janeiro de 2024 | Horário: 14:15
Compartilhe:

Inquérito de Saúde da capital encerra 2023 com 850 entrevistas realizadas

A pesquisa ISA Capital - SP, que busca conhecer as condições de saúde dos paulistanos, tem continuidade em 2024 e deve realizar um total de cinco mil entrevistas

Em andamento desde agosto de 2023 no município de São Paulo, o Inquérito de Saúde (ISA-Capital) contabilizou 850 entrevistas realizadas até o final do ano, em todas as regiões da cidade. O objetivo é chegar a cinco mil entrevistas ao longo de 10 meses, gerando um retrato acurado da saúde de seus moradores.

Para cumprir a tarefa, que implica em entrevistas realizadas por meio de tablets a partir de um questionário que trata de várias dimensões das condições de vida e saúde das pessoas, atualmente estão em campo 35 pesquisadores. Eles foram capacitados pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), parceira da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no desenvolvimento e aplicação do inquérito. Esta é a quarta edição do ISA, que foi realizado anteriormente nos anos de 2003, 2008 e 2015, quando foram entrevistados, respectivamente, 3.271, 3.357 e 4.043 munícipes.

“O ISA é uma grande fotografia da cidade de São Paulo, que nos mostra como as pessoas vivem, como elas adoecem, e, muito importante, é capaz de capturar as diferentes realidades regionais, funcionando desta forma como um guia para a implantação de políticas públicas e para ações e serviços dentro da rede municipal”, comenta Marília Cristina Prado Louvison, professora do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP/USP e uma das coordenadoras do ISA.

Além de capturar informações gerais sobre a saúde dos moradores com mais de 10 anos, a pesquisa de 2023/2024 inclui perguntas específicas relacionadas a pandemia de Covid-19, a fim de obter dados mais precisos sobre seus impactos na saúde física e mental da população.

A foto mostra duas mulheres sentadas à mesa de uma cozinha; uma delas está de perfil, veste um colete verde, possui cabelo grisalho e segura um tablet nas mãos; a outra aparece de frente, possui cabelo louto, veste uma blusa verde e está falando

Entrevistadora (à esq.) conversa com moradora durante a coleta de dados do ISA (Foto: Acervo SMS)

 

Dificuldade de acesso a condomínios é barreira para entrevistadores
Uma das dificuldades dos entrevistadores tem sido o acesso aos moradores de condomínios. Um importante trabalho de comunicação prévia e identificação dos entrevistadores é realizado no sentido de facilitar esse acesso. Mas, como as entrevistas precisam ser realizadas necessariamente com os moradores dos domicílios sorteados, os entrevistadores acabam retornando várias vezes ao mesmo endereço, tornando a coleta das informações mais demorada.

Para que toda São Paulo esteja representada na “fotografia” capturada pela pesquisa, é fundamental a população colabore, recebendo os entrevistadores e respondendo ao questionário. Vale lembrar que todos os entrevistadores do ISA estão uniformizados e portam crachás de identificação da FSP-USP, nos quais consta um QR code que remete à sua identificação na página do ISA dentro do site da instituição.

Clique aqui para acessar a página do ISA. 

collections
Galeria de imagens