Secretaria Municipal da Saúde
Profissionais de saúde apresentam Modera SP aos frequentadores do Papo de Boteco
Na última edição do Papo de Boteco, evento de saúde realizado periodicamente pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Santa Maria em bares da região da Vila Prado, na zona norte da capital, a equipe de saúde desenvolveu uma atividade diferente e conectada com o ambiente: a apresentação, aos participantes, da funcionalidade do aplicativo “Modera SP”, disponível dentro da plataforma e-saúdeSP, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Lançado em abril deste ano, o Modera SP permite que os usuários identifiquem o seu padrão de consumo alcoólico e recebam orientações ou mesmo encaminhamento para atendimento em um equipamento de saúde, no caso de avaliação de consumo abusivo e risco para o indivíduo.
A apresentação da funcionalidade foi feita pela assistente social da UBS Vila Santa Maria, Priscila Garcia, que destacou o seu formato, criado para alertar os usuários sobre os riscos à saúde representado pelo consumo de bebidas alcoólicas: “É uma ferramenta fácil de usar, percebemos uma aceitação muito grande das pessoas, que se interessam em ler atentamente cada questão e entender o que podem fazer para que não venham a correr riscos futuramente”, destaca.
Frequentador do Bar do Edvaldo, onde acontecia o Papo de Boteco, o montador de móveis José Maria de Araújo foi convidado a conhecer o Modera SP e aprovou o resultado: “Achei muito bom. É algo que nunca vi antes, inusitado. É interessante saber o quanto estamos consumindo e ter uma noção do que está acontecendo conosco”, comentou.
Frequentadores do Papo de Boteco, realizado na zona norte há mais de 10 anos (Acervo/SMS)
Funcionalidade ajuda usuários a avaliarem seu consumo
Quando o usuário acessa o Modera SP, é convidado a responder questões do tipo: Quantas vezes você bebeu nesta semana? Quais os tipos de bebidas alcoólicas que você consumiu? Qual a quantidade e como esse consumo reflete no seu dia a dia? As perguntas fazem parte do questionário Alcohol Use Disorders Identification Test (Audit), validado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por meio das respostas, a ferramenta gera uma pontuação e identifica padrões de consumo, classificados em quatro zonas de risco. Para cada uma delas, é estabelecida uma intervenção breve que inclui aconselhamento sobre saúde, promoção do consumo moderado de álcool, além da proposta de tratamento para pessoas consideradas como de alto risco para dependência.
Após o resultado gerado pelas respostas ao questionário, a ferramenta conduz o usuário para o "Plano de Mudança", incentivando a reflexão sobre a redução ou interrupção do consumo. Nesta fase, o indivíduo pode acessar vídeos, realizar um quiz sobre mitos e verdades sobre a bebida, refletir sobre as motivações para beber, praticar exercícios respiratórios e receber sugestões de comportamentos substitutos. O usuário também pode estabelecer um limite de consumo semanal, que será registrado no "Diário de Consumo" monitorado semanalmente.
Na cidade de São Paulo 20% das pessoas maiores de 18 anos consomem bebida alcoólica de forma abusiva, de acordo com a edição de 2023 do inquérito telefônico Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas (Vigitel), do Ministério da Saúde. “Vejo como uma iniciativa importante a Saúde atuar no sentido de orientar as pessoas. Em alguns casos, passamos por problemas e não percebemos na hora que exageramos, mas no dia seguinte o nosso corpo vai dizer. E esse aplicativo ajuda, orientando, dizendo se passamos do limite, para sabermos a hora de parar”, salienta José.
Realizado mensalmente há 10 anos em bares da região da UBS, na Vila Prado, o Papo de Boteco foi criado com o objetivo abordar homens para tratar de temas variados de saúde em um ambiente diferente da UBS. Saúde do coração e da próstata, insônia, planejamento familiar e saúde mental, além da importância de procurar uma unidade de saúde para manter as consultas e exames atualizados são temas constantes dos encontros, que também atraem mulheres, como foi o caso do Papo de Boteco realizado no final de junho no Bar do Edvaldo.
LEIA TAMBÉM: Saúde lança ferramenta digital para avaliação do consumo nocivo de bebidas alcoólicas
LEIA TAMBÉM: Saiba mais sobre as funcionalidades do aplicativo e-saúdeSP