Secretaria Municipal da Saúde
Prefeitura entrega a 479ª Unidade Básica de Saúde na cidade
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entregou nesta segunda-feira (4), a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim São Bernardo, na região sul da capital.
Pertencente à Supervisão Técnica de Saúde (STS) Capela do Socorro, a UBS contará com seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), além da oferta de atendimento de saúde bucal, psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e psiquiatria. A unidade terá capacidade para mais de 4,7 mil atendimentos ao mês, entre consultas médicas, odontológicas e da equipe multiprofissional, além de 7,2 mil visitas dos agentes comunitários de saúde (ACSs).
“Vamos ampliar, apenas na região da Capela do Socorro, o atendimento de saúde com a inauguração de mais dez equipamentos. Aqui havia um vazio assistencial muito grande. A UBS do Jardim São Bernardo, que estou entregando hoje, e a UBS do Jardim Reimberg, que foi inaugurada recentemente. Esses equipamentos possuem toda a infraestrutura para atender bem a comunidade”, destacou o prefeito Ricardo Nunes durante a entrega.
“Aqui nessa região, além dessas unidades a serem implementadas, requalificamos os seis Caps da região, inauguramos o Centro de Especialidades de Reabilitação, oferecendo acesso à atenção primária e também para urgência e emergência”, lembrou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Com custeio mensal de mais de R$ 1 milhão, a unidade conta com um quadro de 90 profissionais, sendo 36 ACSs, 12 auxiliares de enfermagem, seis enfermeiros, seis médicos generalistas, um médico psiquiatra, três cirurgiões dentistas, três auxiliares em saúde bucal, um técnico de saúde bucal, um assistente social, um educador físico, dois farmacêuticos, dois técnicos em farmácia, um fisioterapeuta, um fonoaudiólogo, um nutricionista, um psicólogo, um agente de promoção ambiental, um terapeuta ocupacional, nove auxiliares técnico administrativos e um gerente. Foram investidos R$ 13,2 milhões para construção, equipamentos e mobiliários.
A estrutura física da unidade é composta por 11 consultórios, quatro deles odontológicos e um acessível; salas para raio-x odontológico, esterilização, expurgo, recepção, regulação, farmácia, enfermagem, emergência, classificação de risco, saúde da mulher, ginecologia, idoso, vacina, medicação, Núcleo de Vigilância em Saúde (NUVIS), coleta, telemedicina, curativo, serviço social, gerência, cinco salas de almoxarifado, fraldário, sala de grupo/reunião, sala de agente comunitário de saúde, administração, equipe multiprofissional, sala multiuso, copa/refeitório, seis banheiros para usuários e trabalhadores – masculino e feminino, seis banheiros PCD para usuários e trabalhadores – masculino e feminino, dois vestiários com banheiros – masculino e feminino, entre outros.
A nova unidade permite um deslocamento menor dos moradores da região, que até então eram atendidos pela AMA/UBS Jardim Icaraí Quintana, ao mesmo tempo que permite a distribuição dos pacientes pelo território, como é o caso de Lucia Helena Martins, de 49 anos que mora na região há 36 anos. Antes, ela tinha que ir de ônibus até a UBS, um percurso de 15 minutos, mas que agora diminui para apenas cinco. "Vai diminuir muito a questão da mobilidade, e vai desafogar o Jardim Icaraí com as pessoas vindo para cá", comenta.
Localizada na avenida Antônio Carlos Benjamim dos Santos, 1.614, Parque Novo Grajaú, a unidade é gerenciada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família (ASF) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.