Secretaria Municipal da Saúde
Saúde e Educação fortalecem parcerias em prol da cultura de amamentação
A promoção do aleitamento materno é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo como um compromisso com o atendimento integral às crianças. Ela está pautada no Currículo da Cidade - Educação Infantil, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), e, dentro de uma perspectiva intersetorial, no Plano Municipal pela Primeira Infância.
Na SME o incentivo ao aleitamento materno está integrado às práticas pedagógicas, incluindo o educador como facilitador e apoiador da amamentação. Anualmente, a secretaria promove a campanha CEI Amigo do Peito, que incentiva ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Rede Municipal de Ensino e reconhece com um selo os Centros de Educação Infantil que se empenham em ações para garantir o direito de bebês e crianças de receberem o leite materno. Em 2024, 1.176 unidades foram reconhecidas com o selo.
Em 2025, a Coordenadoria de Alimentação Escolar (Codae), em parceria com a Divisão de Educação Infantil da Coordenadoria Pedagógica (Coped) da SME promovem a iniciativa “Embaixadores Amigos do Peito”. O objetivo é apoiar profissionais atuantes nas unidades de Educação infantil da rede municipal para a temática de promoção ao aleitamento materno, de maneira a atuarem como agentes promotores da amamentação.
O projeto Embaixadores Amigos do Peito prevê a criação de uma rede de apoio e comunicação para a sensibilização e capacitação contínua de educadores e nutricionistas, reconhecendo o papel destes atores no protagonismo da promoção do aleitamento materno. Também pretende fortalecer a parceria entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos territórios e os CEIs.
Segundo Edjane Araújo, enfermeira e assessora técnica de Aleitamento materno infantil, da Coordenadoria Regional Leste da SMS, que contribuiu com seu depoimento para os vídeos voltados à formação dos educadores, “trata-se de um movimento que abrange esforços conjuntos da Saúde e da Educação, os profissionais de saúde das UBSs devem receber os educadores dos CEIs em suas unidades e, também, irem às unidades de ensino infantil”.
A nutricionista Kátia Iared, da SME/Codae reforça que “já existem ações em conjunto entre o CEI e as UBSs para várias campanhas de saúde. Queremos fortalecer ainda mais essa parceria por meio de ações direcionadas para a promoção do aleitamento materno”.
As UBSs da rede municipal de saúde já contam com o Grupo de Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame). Com encontros semanais, os Gaames são um espaço para as mães e seus bebês, para as famílias e a rede de apoio, de forma a acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebê e favorecer vínculos. Além disso, o grupo fomenta a troca de experiências e o desejo de amamentar entre as mulheres, contribuindo desta forma para aquisição de habilidades e o desenvolvimento de confiança.