Secretaria Municipal da Saúde

Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025 | Horário: 09:00
Compartilhe:

Saúde e Educação fortalecem parcerias em prol da cultura de amamentação

Ações reforçam o compromisso da Prefeitura de São Paulo com a promoção do aleitamento materno

A promoção do aleitamento materno é reconhecida pela Prefeitura de São Paulo como um compromisso com o atendimento integral às crianças. Ela está pautada no Currículo da Cidade - Educação Infantil, idealizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), e, dentro de uma perspectiva intersetorial, no Plano Municipal pela Primeira Infância.

Na SME o incentivo ao aleitamento materno está integrado às práticas pedagógicas, incluindo o educador como facilitador e apoiador da amamentação. Anualmente, a secretaria promove a campanha CEI Amigo do Peito, que incentiva ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno na Rede Municipal de Ensino e reconhece com um selo os Centros de Educação Infantil que se empenham em ações para garantir o direito de bebês e crianças de receberem o leite materno. Em 2024, 1.176 unidades foram reconhecidas com o selo.

Em 2025, a Coordenadoria de Alimentação Escolar (Codae), em parceria com a Divisão de Educação Infantil da Coordenadoria Pedagógica (Coped) da SME promovem a iniciativa “Embaixadores Amigos do Peito”. O objetivo é apoiar profissionais atuantes nas unidades de Educação infantil da rede municipal para a temática de promoção ao aleitamento materno, de maneira a atuarem como agentes promotores da amamentação.

O projeto Embaixadores Amigos do Peito prevê a criação de uma rede de apoio e comunicação para a sensibilização e capacitação contínua de educadores e nutricionistas, reconhecendo o papel destes atores no protagonismo da promoção do aleitamento materno. Também pretende fortalecer a parceria entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos territórios e os CEIs.

Segundo Edjane Araújo, enfermeira e assessora técnica de Aleitamento materno infantil, da Coordenadoria Regional Leste da SMS, que contribuiu com seu depoimento para os vídeos voltados à formação dos educadores, “trata-se de um movimento que abrange esforços conjuntos da Saúde e da Educação, os profissionais de saúde das UBSs devem receber os educadores dos CEIs em suas unidades e, também, irem às unidades de ensino infantil”.

A nutricionista Kátia Iared, da SME/Codae reforça que “já existem ações em conjunto entre o CEI e as UBSs para várias campanhas de saúde. Queremos fortalecer ainda mais essa parceria por meio de ações direcionadas para a promoção do aleitamento materno”.

As UBSs da rede municipal de saúde já contam com o Grupo de Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame). Com encontros semanais, os Gaames são um espaço para as mães e seus bebês, para as famílias e a rede de apoio, de forma a acompanhar o crescimento e desenvolvimento do bebê e favorecer vínculos. Além disso, o grupo fomenta a troca de experiências e o desejo de amamentar entre as mulheres, contribuindo desta forma para aquisição de habilidades e o desenvolvimento de confiança.

A imagem mostra um grupo de mulheres reunidas em um ambiente interno, provavelmente em uma sala de aula ou treinamento. Algumas delas vestem uniformes lilás, enquanto outras estão com roupas casuais. Todas estão sorrindo e aparentam estar participando de uma atividade conjunta. Na mesa em frente ao grupo, há objetos como copos, livros, e equipamentos que sugerem um treinamento ou atividade educacional na área de saúde ou cuidados
Edjane (ao centro), junto com equipe do CEI Eunice Pinheiro Machado (Acervo SMS)


 

collections
Galeria de imagens