Secretaria Municipal da Saúde

Segunda-feira, 18 de Novembro de 2024 | Horário: 15:00
Compartilhe:

Saúde realiza 3ª edição do Encontro Municipal de Nuvis

Núcleos de Vigilância em Saúde atuam nas UBSs em ações de promoção, prevenção e controle de riscos
A imagem mostra um auditório amplo, lotado de pessoas assistindo a uma apresentação. O palco ao fundo possui um telão projetando slides, e algumas pessoas estão em pé fazendo uma apresentação.

Na última quarta-feira (13), as Coordenadorias de Atenção Básica (CAB) e de Vigilância em Saúde (Covisa), realizaram a terceira edição do Encontro Municipal dos Núcleos de Vigilância em Saúde (Nuvis) das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital. O evento contou com a presença de representantes da atenção primária e vigilância do Ministério da Saúde (MS). 

UBSs das seis regiões do município realizaram apresentações abrangendo temas como sífilis, tuberculose, esporotricose, dentre outros; também houve entrega da premiação "Inovação no processo de trabalho do Nuvis-AB/2024”.

Territórios definem pontos prioritários
Os Núcleos de Vigilância em Saúde da Atenção Básica foram implementados nas UBSs da capital em 2023, com o objetivo de auxiliar na organização e aprimoramento das ações de promoção, prevenção e controle de riscos. 

“O objetivo dos Nuvis é preparar o serviço para a proteção e promoção da saúde da população, controle de riscos e respostas rápidas a situações que acontecem no território”, explica Selma Anequini Costa, assessora técnica da Divisão de Atenção Primária da Coordenadoria de Atenção Básica (CAB). 

Na prática, as equipes multiprofissionais das UBSs avaliam a situação e necessidades dos territórios e desenvolvem planos de ação. Doenças como a sífilis congênita, tuberculose, doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), arboviroses, saúde da mulher/gestante e saúde da população migrante foram alguns dos temas elencados como prioritários pelos Nuvis-AB da capital.
 

collections
Galeria de imagens