Secretaria Municipal da Saúde
SMS promove Encontro Municipal de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde
A Coordenadoria de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da cidade de São Paulo promoveu, neste sábado (7), a 9ª edição do Xirê – Encontro Municipal de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde, que faz parte das atividades alusivas ao Dezembro Vermelho.
O evento, que ocorreu no Hotel Slaviero, região central da cidade, das 9h às 12h, contou com a participação de lideranças religiosas, agentes de prevenção, ativistas, pesquisadores e profissionais da saúde atuantes na integração entre os terreiros e as ações de prevenção ao HIV e a outras ISTs realizadas na capital.
O encontro busca difundir o reconhecimento dos terreiros como núcleos de promoção da saúde, ampliando o debate sobre a resposta à epidemia no município e favorecendo a articulação com a Rede Municipal Especializada em IST/AIDS (RME IST/Aids). A parceria entre religiões e o Sistema Único de Saúde (SUS) surge mediante a necessidade de ampliar as ações para prevenção, além de vincular e reter usuários nas unidades de saúde da rede especializada.
Cuidados relacionados à saúde estão presentes no cotidiano das tradições afro-brasileiras, considerado um importante território da comunidade conhecida como Povo de Santo. A relação estabelecida entre os fiéis e suas tradições alimentam o modelo de atenção ofertado pelos terreiros, em casos como a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das pessoas vivendo com HIV/Aids.
"A integração entre a saúde e os espaços religiosos oferece uma oportunidade valiosa para ampliar o alcance junto à população, promovendo acesso a informações e serviços de saúde pública, além de facilitar o diagnóstico e o tratamento precoce, superando barreiras de acesso", comenta Cristina Abbate, coordenadora de IST/Aids da cidade de São Paulo
Ao longo dos últimos anos, as unidades da RME IST/Aids construíram parcerias importantes com essas lideranças para a distribuição de insumos de prevenção nos espaços religiosos, como preservativos, teste rápido e profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP).