Secretaria Municipal da Saúde

Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024 | Horário: 12:00
Compartilhe:

SMS realiza terceira capacitação em Terapia Comunitária Integrativa para profissionais da rede

Terapia é uma das modalidades de Pics oferecidas na capital
A imagem mostra um grupo grande de pessoas sentadas em cadeiras organizadas em círculo em uma sala ampla com piso de madeira. As janelas grandes nas laterais permitem a entrada de luz natural, e o ambiente é iluminado e acolhedor. No centro do círculo, há um tecido amarelo com uma planta e um tapete colorido, possivelmente usados como parte de uma dinâmica ou atividade de grupo. Na parede ao fundo, um projetor exibe uma apresentação com o título

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizou, ao longo da última semana, a terceira capacitação em Terapia Comunitária Integrativa (TCI) para profissionais da rede. A terapia é uma das modalidades de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) oferecidas na Capital.

O curso, feito em parceria com o Instituto Afinando Vidas, acontece desde 2022 e formou quase 300 profissionais da rede, entre médicos, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas e outros.

“Além de valorizar uma modalidade de Pics brasileira, a formação contribui com a disseminação de uma prática que tem um impacto muito positivo na promoção de saúde mental”, explicou Adalberto Kiochi Aguemi, coordenador da Área Técnica Saúde Integrativa da SMS.

Utilizando o mote “quando a boca fala o corpo sara”, a TCI é formada por rodas de conversa em um espaço para compartilhamento de experiências, acolhimento e apoio mútuo. Em 2023, foram realizados 15.970 atendimentos da modalidade na rede municipal de saúde.

LEIA TAMBÉM: Terapia Comunitária Integrativa ganha espaço na Saúde

Expansão 
A cidade de São Paulo é pioneira na implantação das Pics na saúde pública desde 2001, e, por meio do trabalho da área técnica, alcançou uma importante expansão nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a porta de entrada da rede municipal de saúde, além de ser o foco dos seis Centros de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS).

Em 2023, o percentual das UBSs que ofereciam Pics chegou a 95%.  Esse mesmo avanço é constatado nos estabelecimentos de níveis secundário e terciário. Atualmente, os 24 Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos) e as sete Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis) ofertam modalidades de Pics. Elas também estão em Centros Especializados em Reabilitação (CERs),  nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e em três hospitais municipais.

Ainda em 2023, foram registrados nos equipamentos da rede municipais 740.698 procedimentos de práticas integrativas e complementares. Entre as Pics mais procuradas destacam-se ainda auriculoterapia (374.712 procedimentos), acupuntura (91.224), práticas corporais da medicina tradicional chinesa (65.931), meditação (42.095), dança circular (24.914), imposição das mãos (18.518), arteterapia (15.015), aromaterapia (15.006), massoterapia (6.345) e ioga (2.810).

Para alcançar esses resultados, a SMS estimula a contratação de profissionais com formação em Pics, na oferta de mais cursos de educação permanente, além da implementação das ações de sensibilização de gerentes e médicos sobre a importância das práticas nos equipamentos de saúde.  A Escola Municipal de Saúde (EMS) da SMS também foi pioneira na oferta de residência multiprofissional com especialização em Pics desde 2016.

Clique aqui para acessar a página de Saúde Integrativa da SMS

 

collections
Galeria de imagens