Secretaria Municipal da Saúde

Sábado, 14 de Setembro de 2024 | Horário: 01:41
Compartilhe:

Utilidade Pública: Comitê Gestor de Crise das Altas Temperaturas define primeiras medidas voltadas à saúde e segurança da população de São Paulo

Grupo de trabalho intersecretarial foi criado na última quinta-feira (12) para enfrentar situação climática extrema na capital  

O Comitê Gestor de Crise das Altas Temperaturas da Prefeitura de São Paulo definiu nesta sexta-feira (13) ações de monitoramento de queimadas, distribuição de soro fisiológico, orientações em unidades de saúde, produção de informativos com o objetivo de reduzir os danos que as altas temperaturas possam causar à saúde pública e ao bem-estar da população da capital. O Comitê foi estabelecido na última quinta-feira (12) pelo decreto nº 63.747.  

A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), responsável pela coordenação das ações do Comitê, que envolve ainda pastas como Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente - (SVMA), Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) Secretaria Municipal de Segurança Urbana - (SMSU/GCM), a Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), além do Centro de Emergências Climáticas (CGE).  

As reuniões deverão acontecer semanalmente enquanto perdurarem as atuais condições, de alta temperatura e baixa umidade que afetam a saúde e a segurança da população, para definir novos encaminhamentos e avaliar os resultados alcançados.    

Veja algumas ações já em andamento ou em implementação nas várias áreas:  

- Operação Fogo Zero - sistema de monitoramento 24 horas implantado pela administração municipal nos de parques municipais para evitar incêndios e queimadas que, nesta época do ano, aumentam devido à baixa umidade do ar e a crimes, como soltar balões ou provocar incêndio.  A operação é coordenada pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Polícia Militar Ambiental, além do Corpo de Bombeiros.  

- Operação Altas Temperaturas – a cidade já conta com 10 tendas montadas em pontos estratégicos das cinco regiões da cidade com uma equipe de saúde e ambulância, com funcionamento entre 10h e 16h. Nestes locais os cidadãos têm acesso à água, chás, sucos gelados e frutas. Também há espaço para atendimento e orientação aos munícipes quanto aos cuidados necessários com os animais de estimação em dias de calor intenso. Além disso, junto às tendas estão funcionando as Tendas Pet, voltadas à população em situação de rua e seus animais de estimação, com orientação sobre medidas que preservem a saúde animal, além da oferta de insumos como potes de água e petiscos.

Veja a localização das tendas:  

Região Central - Praça da República e Praça Marechal Deodoro   
Região Sul - Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel)
Região Norte - Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo)   
Região Leste - Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n); Itaquera (Rua Dr. Luiz Ayres, s/n, junto ao metrô Itaquera); e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella)   
Região Oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus)  

- Recepção das Unidades de Saúde - orientação aos munícipes nos equipamentos de saúde sobre os cuidados a serem tomados pelos vários públicos em situações de alta temperatura, baixa umidade e poluição, relacionados por exemplo à hidratação, prática de atividade física e exposição solar.  
  
- Estratégia Saúde da Família - ênfase nas orientações nas visitas feitas casa a casa pelos agentes comunitários de Saúde (ACSs).  

- Distribuição de soro – entrega de 100mil flaconetes de soro fisiológico 0,9% hidratação das narinas nas Instituições de Longa Permanência (ILPI) e Centros de Atendimento ao Idoso (CAIs).  
 
- Rotina Sentinela - detecção precoce de incêndios pelas equipes de segurança e vigilância noturna dos serviços municipais com acionamento imediato de equipes da GCM via 153.  
  
- Elaboração de folders - informativos com cuidados frente ao calor intenso e baixa umidade do ar para serem entregues nas residências pelos ACSs e envio de avisos e informações a população em geral via o aplicativo E-Saúde SP.  

- Cuidados nas escolas - Orientação de funcionários e alunos das escolas municipais quanto aos cuidados a serem tomados com as altas temperaturas e a prática de atividades físicas.   

- Piscinas abertas – a partir da próxima terça-feira (17) as piscinas de equipamentos públicos municipais de esporte e lazer serão reabertas.  

Clique aqui para ver a portaria conjunta nº 629, da Secretaria Municipal da Saúde e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que orienta sobre as medidas a serem adotadas em situações de altas temperaturas e baixa umidade do ar.  

collections
Galeria de imagens