Secretaria Executiva do Programa Mananciais

Competências e Atribuições

A Secretaria Executiva do Programa Manancias tem como objetivo a despoluição das represas Billings e Guarapiranga. As sub-bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings se estendem por vários municípios da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), a mais populosa do país, com cerca de 21,5 milhões de habitantes (fonte: IBGE de 2018). Somada a população que vive no território das duas sub-bacias, temos cerca de 1,8 milhões de habitantes (850 mil na Guarapiranga e 950 mil na Billings), sendo que a maior parte está concentrada nas bordas das duas represas, na cidade de São Paulo, onde vivem 600 mil habitantes, um terço da população total que vive na região.

As duas represas têm um papel importante no abastecimento da população da região metropolitana, pois respondem, em tempos de normalidade hídrica, pelo abastecimento de 4 milhões de pessoas (20% da população da RMSP), constituindo-se no segundo maior produtor de água da RMSP.

 

Criada pelo Decreto 60.531, de 13 de setembro de 2021 teve sua autonomia técnica, fiscal e orçamentária

A SEPM é formada pela Divisão de Planejamento e Projetos em Mananciais, Divisão de Gestão em Obras em Mananciais, e Divisão de Trabalhos Sociais em Mananciais.