Secretaria Executiva do Programa Mananciais
Obras de urbanização no bairro Dois Amores em Parelheiros beneficiam 184 famílias da região

As obras iniciadas no último mês beneficiam184 famílias. Atualmente, estão em execução, rede de esgoto e 190 redes domiciliares de coleta de esgoto, além da urbanização com implantação de caminho.
As obras estão divididas em duas etapas, sendo:
Primeira Etapa: Redes de coleta de esgoto e 190 ligações domiciliares de esgoto;
Segunda Etapa: Urbanização com implantação de caminho junto ao córrego Caulim (obra conduzida pela pasta que beneficia 3.194 famílias, contemplando serviços de urbanização, canalização do córrego e substituição de coletor tronco existente ao longo do córrego).
A primeira etapa começou em março deste ano e a segunda começara no próximo mês, ambas com previsão de término em dezembro.
Com empenho de mais de 3 milhões, as obras visam melhorar a qualidade de vida e mobilidade da população local, garantindo melhores condições de acesso aos equipamentos públicos da região.
Sobre o Programa Mananciais
Tem por campo de atuação tanto a região da bacia hidrográfica Guarapiranga, quanto a bacia Billings, ambas localizadas na Zona Sul. O Programa Mananciais promove ações de (1) urbanização de favelas e núcleos urbanos; (2) regularização fundiária; (3) atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou de áreas em obras e (4) implantação de parques e áreas de lazer, bem como equipamentos públicos. Seu objetivo também é contribuir para a despoluição das represas Billings e Guarapiranga e para a proteção ambiental das áreas de influência dessas bacias hidrográficas.
Na atual fase conta com 61 obras de urbanização, sendo 36 em andamento e 25 concluídas. Já foram entregues 1.616 unidades habitacionais e estão em andamento mais de 6 mil novas unidades.
Objetivos
1) Promover a qualificação urbanística de favelas e núcleos urbanos situados nas áreas de proteção de mananciais da Zona Sul, de forma que essas famílias sejam integradas à cidade formal. As ações de qualificação urbanística envolvem obras de saneamento básico (incluindo ligações domiciliares de água e esgoto); pavimentação e construção de viário; instalação de parques, praças e áreas de lazer; contenção de áreas de risco geológico; canalização de córregos; melhoria das condições de acessibilidade e circulação de pedestres; entre outras ações;
2) Realizar o atendimento habitacional provisório de famílias reassentadas de áreas de risco geológico ou de áreas necessárias para a execução das obras de qualificação urbanística. Esse atendimento provisório (até o recebimento de uma unidade habitacional) é coordenado pela Divisão de Trabalho Social do Programa Mananciais e é implementado por meio da política municipal de auxílio-aluguel;
3) Fazer o atendimento habitacional definitivo de famílias reassentadas de áreas de risco geológico ou de áreas necessárias para a execução das obras de qualificação urbanística. Tal atendimento é implementado por meio da oferta de Habitações de Interesse Social (HIS), de acordo com as diretrizes da política habitacional municipal;
4) Após qualificação urbanística de assentamentos precários, dar início ao processo de regularização fundiária das moradias. Ao final desse processo, as famílias passam a ter a titulação da posse de seus imóveis;
5) Por meio das obras de qualificação urbanística, contribuir também para a proteção ambiental das áreas de mananciais da Zona Sul, em especial a proteção de áreas verdes e de nascentes e o saneamento das sub-bacias hidrográficas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk