Secretaria Executiva do Programa Mananciais

Quinta-feira, 8 de Maio de 2025 | Horário: 17:23
Compartilhe:

Prefeitura de São Paulo entrega 551 Títulos de Regularização Fundiária no Jardim da União

A prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva do Programa Mananciais entregou nesta quinta- feira (08), 551 Títulos de Regularização Fundiária para famílias que residem no Jardim da União, localizado na Zona Sul da capital.

Este feito se deu por meio de Termo de Cooperação entre a Secretaria Executiva do Programa Mananciais e a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, nº 6014.2022/0000777-9.

Estiveram presentes no evento o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, junto da Secretária Executiva do Programa Mananciais, Maria Teresa Fedeli, o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, Marcelo Cardinale Branco  e o Presidente da CDHU, Reinaldo Iapequino.

Essa ação se baseou na Lei Municipal de REURB-S, nº 17.734 de 11 de Janeiro de 2022, e representou um passo significativo na luta pela dignidade e segurança habitacional. A Regularização Fundiária é fundamental para garantir segurança jurídica para quem mora em áreas até então irregulares, recebendo a titularidade o morador se torna oficialmente proprietário do lote.

Sobre o Jardim da União

Em maio de 2022, o prefeito Ricardo Nunes inaugurou as obras de urbanização e saneamento do Jardim da União, realizadas pelo Programa Mananciais, destacando a importância de proteger os mananciais e, ao mesmo tempo, garantir dignidade às comunidades que vivem nas proximidades.

A CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano era a proprietária do terreno que foi ocupado em 2013, e de acordo com o convênio foi a responsável pela documentação, cadastro e títulos das 551 famílias beneficiadas por meio da Lei Municipal Nº 17.734 de 11 de Janeiro de 2022 de REURB-S (A presente Lei estabelece as normas e os procedimentos para a Regularização Fundiária Urbana – Reurb de núcleos urbanos informais e núcleos urbanos informais consolidados no Município de São Paulo, com fundamento nas diretrizes e princípios estabelecidos na Lei Federal nº 13.465, de 11 de julho de 2017.)

As obras, realizadas pela pasta contemplaram uma área de 82.969,64 m². As intervenções incluíram a instalação de redes de água e esgoto, drenagem pluvial, pavimentação, calçadas, paisagismo e áreas de esporte e lazer. O investimento total foi de R$ 5,2 milhões.

Além da reurbanização a secretaria também entregou em 2024, 16 novas casas projetadas para atender idosos e pessoas com necessidades especiais, com um investimento de R$ 2,7 milhões. Essas casas possuem 58 m², com 2 quartos, sala, banheiro, cozinha e quintal, garantindo acessibilidade e conforto.

O Jardim da União, que abriga cerca de 2.000 habitantes, passou por um cuidadoso planejamento urbano que visa a harmonia entre as necessidades habitacionais e a preservação ambiental. Os espaços comunitários, como praças, quadras esportivas e hortas comunitárias, foram desenvolvidos em colaboração com a comunidade, promovendo a convivência e o fortalecimento dos laços sociais.

Após a conclusão das obras, uma pesquisa com os moradores revelou um alto índice de satisfação e uma melhoria significativa na qualidade de vida. A intervenção no Jardim União não apenas melhorou as condições habitacionais, mas também se tornou um modelo inspirador para futuras iniciativas de desenvolvimento urbano sustentável.

collections
Galeria de imagens