Secretaria Executiva do Programa Mananciais
Prefeitura de São Paulo participa do Programa de Aprendizagem “Desenvolvimento Urbano Sustentável e Inclusivo” na Dinamarca

A Secretaria Executiva do Programa Mananciais já vem trabalhando desde 2024 junto a prefeitura de Copenhague, por meio de parceria firmada, com o intuito de fortalecer o desenvolvimento sustentável e resiliente, assim como a mitigação às mudanças climáticas em ambas cidades.
Este programa de aprendizagem focou amplamente na sustentabilidade urbana e inclusividade para acomodar cidades mais verdes, resilientes e habitáveis. A ideia em reunir diversas experiências de cidades do mundo foi a de juntar esforços colaborativos para analisar e selecionar problemas complexos e priorizar as melhores soluções considerando potenciais implicações e consequências. Participaram do evento profissionais de diversos setores, como mobilidade e transporte, finanças e governança urbana, gestão de recursos hídricos, resíduos, habitação, planejamento de infraestrutura, entre outros, que possuíam nível médio e sênior em sustentabilidade e planejamento urbano de organizações privadas e públicas que operam em cidades dos países parceiros da DANIDA (nome da cooperação para o desenvolvimento da Dinamarca, uma área de atividade do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca).
Com essa bagagem os participantes estão capacitados para adotar e aplicar o pensamento sistêmico por meio de uma metodologia de design de processos para resiliência urbana, analisar tendências e impulsionadores urbanos atuais e futuros em nível local e global, criar visões e estratégias para as cidades piloto utilizando o método de cenários futuros, entre outros.
Sobre a Parceria
A parceria entre a Secretaria Executiva do Programa Mananciais e a prefeitura da cidade de Copenhague – Dinamarca se alinham aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS e a Agenda 2030, como foco para os planos, programas e projetos que são executados em ambas cidades.
Por meio de intercambio as equipes das prefeituras de ambas cidades reconhecem a importância da cooperação internacional como uma ferramenta para reforçar as competências de governos locais, oferecendo soluções aos desafios enfrentados pelas comunidades.
Na prática são elaboradas diversas oficinas, encontros e reuniões para desenvolver projetos nos temas: Adaptação climática e natureza urbana; Eficiência energética em edifícios públicos; Gestão de recursos e resíduos; Empregos e habilidades verdes.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk