Secretaria Executiva do Programa Mananciais
Programa Mananciais participa do 5° CIHEL - Congresso Internacional de Habitação em Portugal
A equipe de projetos do Programa Mananciais apresentou no início de outubro, no 5° CIHEL Congresso Internacional de Habitação no Espaço Lusófono, em Portugal, as intervenções urbanas que vêm sendo realizadas no loteamento Vargem Grande na Cratera da Colônia.
O 5.º CIHEL, com o tema central “Fazer Habitação”, aborda a crescente relevância da escassez de habitação acessível e a necessidade de criar moradias que melhorem a qualidade de vida. A criação de moradias com qualidade arquitetônica que atenda uma diversidade de habitantes é desafiadora, especialmente em termos de controle de custos. Este problema, cíclico e histórico, ressalta a importância de aprender com experiências passadas. A satisfação com o habitar transcende aspectos físicos, envolvendo uma dimensão multidisciplinar que requer o envolvimento dos projetistas como parceiros no diálogo com a comunidade. Um habitar enriquecedor se desenvolve quando aspectos quantitativos se combinam com qualidades como culturalidade, versatilidade, qualidade construtiva, atratividade, integração urbana e presença da natureza.
O Programa Mananciais abordou no congresso o tema “Intervenções urbanas e preservação ambiental: o desafio do Loteamento Vargem Grande na Cratera de Colônia, São Paulo”, destacando a importância da integração entre habitação e preservação ambiental.
Neste artigo, apresenta-se uma análise detalhada do Loteamento Irregular Vargem Grande, localizado na Cratera de Colônia, refletindo sobre a situação atual de planos e projetos na área. O Vargem Grande é objeto de estudo há mais de duas décadas, com foco especial em suas condições geológicas. Assim, este trabalho não apenas investiga questões urbanísticas, mas também considera as implicações geológicas e suas consequências para a comunidade local.
A intenção primordial é oferecer uma perspectiva arquitetônica e de planejamento urbano, sublinhando a crescente relevância da região de Vargem Grande em Parelheiros como um polo ecoturístico e o engajamento ativo de sua comunidade.
Conheça as obras do Vargem Grande:
As obras de urbanização no bairro Vargem Grande, na região de Parelheiros, foram divididas em duas etapas. Atualmente, está em execução a primeira etapa, iniciada em julho de 2023, com previsão de entrega para o final do ano.
As intervenções nesta primeira fase contemplam a implantação de redes de água, drenagem e esgoto, a reforma da estação elevatória de esgoto, além da construção de vias e calçadas. Até o momento, foram executados 20 mil metros quadrados de pavimentação, 3 mil metros lineares de esgoto e 6 mil metros lineares de drenagem.
As obras da segunda etapa têm previsão para iniciar no segundo semestre deste ano. O projeto inclui a implantação de um parque urbano de aproximadamente 450 mil metros quadrados, além da canalização de córregos e da construção de praças, calçadões e mirantes. Essa área do bairro Vargem Grande está localizada na Área de Proteção Ambiental Capivari-Monos e na região da Cratera de Colônia.
Uma Área de Proteção Ambiental visa à conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais, permitindo um certo nível de ocupação humana, desde que as atividades não representem uma ameaça aos recursos ambientais renováveis e aos processos ecológicos. A cidade de São Paulo conta com cinco áreas desse tipo, sendo três de gestão estadual na zona leste e duas de gestão municipal na zona sul.
A Cratera de Colônia está situada na região de Parelheiros, no extremo sul da capital paulista. Ela foi formada após o impacto de um meteorito com aproximadamente 200 metros de diâmetro, ocorrido entre 5 e 36 milhões de anos atrás, resultando na formação de uma cavidade com 3,6 km de diâmetro.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk