Subprefeitura Vila Prudente
Vila Alpina ganha Mercado de Flores
Numa iniciativa que envolveu do lado da Prefeitura, a Subprefeitura de Vila Prudente / Sapopemba, e entidades consagradas como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e a Universidade São Marcos, foi inaugurado oficialmente esta manhã (dia 9), com a presença do prefeito, do subprefeito de Vila Prudente / Sapopemba, e diversas autoridades e lideranças da região, o Mercado de Flores de Vila Alpina, conjunto de 12 modernos boxes cobertos que substituem as simples bancas de flores antes utilizadas pelos floristas informais, localizadas em frente à entrada principal do Cemitério São Pedro.
Todas as ações são resultado de uma grande parceria entre a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e entidades privadas. Sem contar que os floristas são permissionários regularizados pela Supervisão Geral de Abastecimento (Abast), ligada à Secretaria das Subprefeituras, que administra o mercado e seu funcionamento, e que já se encontravam em situação regular antes de serem realocados nos novos espaços.
O Projeto teve início em 2007, quando a Subprefeitura e o Sebrae avaliaram sua viabilidade através de um diagnóstico tecnológico realizado no local e região, seu desenvolvimento e realização, envolvendo os demais parceiros.
A elaboração do projeto urbanístico e de concepção arquitetônica dos boxes de flores foi realizado pelos alunos de Arquitetura da Universidade São Marcos, sob a orientação do professor Felipe Xavier, orientador do Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura da São Marcos. O mercado, construído entre setembro de 2008 e final de janeiro deste ano, ao custo aproximado de R$ 363 mil, tem capacidade para acondicionar 12 pequenas floriculturas, cada uma com sua estrutura própria, em condições climáticas favoráveis para o manejo de plantas. Os boxes foram instalados em frente ao local que antes era usado pelos floristas.
Comenta a gestora do Projeto no Sebrae-SP Patrícia Bega Arcaro: “O objetivo do projeto é levar para a região a valorização do mercado, competitividade, lucratividade e o fortalecimento dos negócios”.
O grupo de floristas recebeu vários treinamentos em gestão administrativa empresarial, envolvendo gerenciamento, qualidade no atendimento,visão de mercado, negociação, custos, controles financeiros, planejamento, cooperativismo, gerenciamento e capacitação técnica em arranjos. A capacitação proporcionou ainda ao grupo melhor visão de mercado, foco no perfil de cliente diferenciado existente na região.
Os freqüentadores terão, com essas melhorias, uma área mais segura, confortável e prazerosa, pois o aspecto urbanístico no local está sendo todo melhorado também, proporcionando uma melhor qualidade de vida à população.
Sobre o Mercado de Flores de Vila Alpina
A partir de um projeto arquitetônico elaborado pela Faculdade São Marcos, foram construídos pela Subprefeitura 12 boxes, padronizados como minifloriculturas, com forro de lambri, pia, balcão e prateleiras. A área total da construção é de 300 m². O projeto contemplou um conjunto de bancas modernas com o objetivo de realocar um grupo de vendedores que comercializavam flores em bancas rústicas perto do Cemitério São Pedro, popularmente conhecido como Cemitério da Vila Alpina. Construiu-se, para isso, um conjunto de bancas modernas em frente ao local aonde os vendedores estavam instalados anteriormente, com capacidade para acomodar 12 pequenas floriculturas com boas condições climáticas para o manejo das plantas. Os freqüentadores terão, com essas melhorias, uma área mais segura, confortável e prazerosa, pois o aspecto urbanístico no local está sendo todo melhorado também, proporcionando uma melhor qualidade de vida à população.
O trabalho proporcionou ainda o desenvolvimento da identidade visual do grupo, que gerou material de comunicação, uniformes, folders e cartões de visitas, tudo com a logomarca do Mercado de Flores.
Relato de alguns dos comerciantes do Mercado das Flores
“Melhorou muito. Na época das barracas, eu não tinha nem vontade de vender flores com a minha mãe, era uma condição muito insalubre. Agora é bonito e profissional”, explica Maria Raniela Roque de Lima, da Rita Flores.
“Já nos primeiros dias da abertura do Mercado, mesmo antes do lançamento oficial, percebi a visita de um público diferente, que vem à procura de arranjos e presentes. Antes, era só o público que comprava crisântemo, para enfeitar os túmulos”, diz Roberto Amaro Bento, da Ouro Verde, representante da cooperativa que os comerciantes montaram.
Serviço:
Mercado de Flores Vila Alpina
Local: Avenida Francisco Falconi, 837.
Horário de funcionamento: das 8h às 23h
Mercado das Flores novo e Clube Escola reformado: benefícios para a Vila Alpina
O bairro de Vila Alpina, região da Vila Prudente, na zona leste da cidade, recebeu duas melhorias da Prefeitura. Nesta quinta-feira (9), o prefeito além de inaugurar oficialmente o Mercado das Flores, entregou a primeira etapa das reformas do Clube Escola que leva o mesmo nome do bairro. A reforma durou 7 meses e faz parte do plano de recuperação dos equipamentos esportivos que a Prefeitura está executando. “O Clube Escola está com sua primeira etapa de reforma concluída e já vamos iniciar a segunda fase dos serviços. É lamentável o descaso das administrações anteriores com os equipamentos públicos”, disse o prefeito. Ele ressaltou a importância de se fazer obras menores, em termos de custo, mas que refletem em um grande ganho para a comunidade, a exemplo do clube, que atende cerca de 1.300 alunos e recebe moradores da região e de várias partes da cidade, de todas as camadas sociais.
Serviço:
Clube Escola Vila Alpina (Arthur Friedenreich)
Local: Avenida Francisco Falconi, 83 - Vila Alpina
Horário: o clube abre os portões a partir das 5h da manhã e funciona até às 22h, de segunda a domingo. Administração: de terça a sábado, das 9h às 17h.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk