Subprefeitura Vila Prudente
Prefeitura promove curso para formação de costureiras
A notícia de que a Prefeitura iria oferecer um curso para formar costureiras, no CEU Rosa da China, animou muita gente. Tanto que já há mais de 250 inscrições. As primeiras turmas (manhã e tarde), somando 56 alunas, já iniciaram as aulas. O projeto, batizado de São Paulo Costurando o Futuro, é uma iniciativa da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, e conta com a parceria de entidades de peso: Senai, que oferece os professores que ministram as aulas, Sebrae, USP Leste e Singer. O objetivo é formar mão de obra qualificada com um curso de corte e costura. Em dois meses, com aulas de segunda a sexta-feira, as alunas ficarão craques em costurar com máquinas reta e overloque e estarão prontas à se candidatar a uma vaga na indústria de confecção.
As aulas têm duração de 2 meses (Foto: Diego Santos)
É o que mais quer Camila Silvério, uma das alunas que iniciaram o curso. “As aulas estão fantásticas. É uma grande oportunidade”, conta ela. Durante o curso, cada aluna produzirá três peças de roupa. Duas serão doadas a uma instituição de caridade e a terceira ficará com a aluna.
Alunas produziram três peças de roupas (Foto: Diego Santos)
A costura surgiu há vários anos com uma proposta específica: as roupas eram necessárias pra que ninguém andasse nu pelas ruas e em regiões como a Europa. Com o passar do tempo foi ganhando formas e cores diferentes e começou a ser produzido também por intermédio de máquinas, já que, até então, tudo era feito apenas de modo manual.
Hoje no mundo da moda a alta costura está presente e a profissão de costureira nunca esteve tão em alta com o setor do vestuário aquecido, o que faz com que seja um dos maiores empregadores do momento.
As aulas são ministradas por professores do Senai (Foto: Diego Santos)
As turmas já estão lotadas e há lista de espera para as próximas turmas, mas dá para deixar o nome em cadastro de reserva. Informações pelo tel. 2701-2300. O CEU Rosa da China fica localizado na rua Clara Petrela, 113, no Jardim São Roberto (Sapopemba).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk