Sexta-feira, 7 de Outubro de 2016 | Horário: 15:54

Capital já conta com 4 unidades fixas de Centros de Cidadania LGBT

Espaços oferecem atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação, além dos serviços de apoio jurídico, psicológico e social

A cidade de São Paulo conta com quatro unidades fixas dos Centros de Cidadania LGBT. O equipamento mais recente foi aberto no último dia 26 de setembro na Parada Inglesa, na zona norte. Denominado Luana Barbosa dos Reis, em homenagem a uma mulher negra e lésbica que morreu após ser espancada por policiais militares em abril, na periferia de Ribeirão Preto, o espaço oferece atendimento a vítimas de violência, preconceito e discriminação, além dos serviços de apoio jurídico, psicológico e social, com acompanhamento para realização de boletins de ocorrência e demais orientações.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, as três primeiras unidades fixas –República, São Miguel e Santo Amaro– já realizam, juntas, 500 atendimentos por mês. As unidades móveis também já realizaram outros 1.300 atendimentos.

“Muitos desconhecem os seus direitos. Direito a saúde, trabalho, formação e educação. Esses são direitos universais. Não importa cor de pele, não importa gênero, orientação sexual. As pessoas têm os seus direitos consagrados na Constituição. Esses Centros dão suporte à comunidade LGBT, para que todos saibam dos seus direitos, e juntos possamos combater a intolerância”, afirmou o prefeito Fernando Haddad em visita ao Centro de Cidadania Laura Vermont, na zona leste.

SERVIÇO:
Centro de Cidadania LGBT Luana Barbosa dos Reis (zona norte)
Rua Plínio Pasqui, 186, Parada Inglesa
Telefone: (11) 2649.2781
centrolgbtnorte@prefeitura.sp.gov.br

Centro de Cidadania LGBT Arouche (centro)
Rua do Arouche, 23, 4º andar, República
centrodecidadanialgbt@prefeitura.sp.gov.br

Centro de Cidadania LGBT Laura Vermont (zona leste)
Avenida Nordestina, 496, São Miguel Paulista
Telefone: (11) 2033-0692