Quinta-feira, 1 de Dezembro de 2016 | Horário: 16:48

Políticas adotadas pela atual gestão municipal recebem grandes prêmios internacionais

Desde 2013, ações como a criação de ciclovias, faixas exclusivas para ônibus, novo Plano Diretor e medidas para acessibilidade de pessoas com deficiência foram reconhecidas por entidades de renome em todo o mundo

Políticas públicas e projetos de inovação adotados desde 2013 pela Prefeitura de São Paulo foram laureadas por mais de dez grandes prêmios internacionais nesse período. Além de verba para o financiamento de novas ações municipais, as premiações colocam a capital paulista na vanguarda em diferentes áreas de atuação, como mobilidade, meio ambiente e desenvolvimento urbano. O mais recente reconhecimento aconteceu nesta quarta-feira (30), quando São Paulo recebeu, na Cidade do México, o Prêmio Mayors Challenge 2016, promovido pela Bloomberg Philanthropies.

Com mais de 290 cidades inscritas em todo o mundo, a premiação buscava iniciativas ousadas que promovam o desenvolvimento urbano sustentável. São Paulo concorreu com o projeto “Ligue os pontos”, uma plataforma digital que pretende potencializar as políticas públicas relacionadas à cadeia de valor da agricultura local, envolvendo produtores, distribuidores e consumidores. A ação tem por objetivo contribuir para facilitar e ampliar a distribuição dos alimentos produzidos pela agricultura familiar, fazendo com que cheguem, por exemplo, até a mesa das crianças nas escolas. Como vencedora, a capital paulista recebeu um aporte de US$ 5 milhões da entidade para implementar o projeto.

Esse não é o primeiro reconhecimento da Bloomberg obtido pela cidade. Em 2015, a capital paulista foi uma das cidades selecionadas para a implementação da Iniciativa Bloomberg para Segurança Rodoviária Global. O objetivo da ação é promover uma melhoria nos processos de formulação e implementação de projetos e políticas públicas municipais em segurança rodoviária nas maiores cidades do mundo, criando uma rede mundial de cidades com compromisso pelo combate às mortes no trânsito e experiências exemplares no tema.

Também em 2015, São Paulo foi reconhecida com o Prêmio Rainha Letizia de Acessibilidade Universal de Municípios Latinoamericanos e recebeu 15 mil euros por suas políticas para pessoas com deficiência. As medidas incluem todo o trabalho feito pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) como, por exemplo, os Certificados de Acessibilidade vinculados às licenças das edificações da cidade, o Sistema Atende de Transporte Porta a Porta e o cartão DEFIS, que autoriza que os veículos de pessoas com deficiência estacionem em vagas reservadas em locais públicos. O prêmio é organizado conjuntamente pelo Real Patronato sobre Discapacidad, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e a Fundação ACS.

Mobilidade Urbana
Uma das áreas com mais projetos de inovação dentro da Prefeitura, a mobilidade urbana paulistana foi laureada com um dos mais importantes prêmios do setor também no ano passado. Ao lado de Belo Horizonte e Rio de Janeiro, a capital paulista venceu a 10ª edição do Sustainable Transport Award (Prêmio Transporte Sustentável). Coordenado pelo Institute for Transportation and Development Policy (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento), a premiação global é concedida a cidades que tenham implementado projetos inovadores e de destaque no campo do transporte sustentável. No caso de São Paulo, a expansão da malha cicloviária e adoção de faixas exclusivas de ônibus foram reconhecidas.

O Laboratório de Mobilidade Urbana (MobiLab) da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo venceu em agosto de 2014 o Prêmio MobiPrize, organizado pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, na categoria “Estado/Cidade empreendedor”. O prêmio é dado em reconhecimento a governos que demonstram esforços para construir uma cultura de inovação e encorajar o empreendedorismo em transporte sustentável por meio de medidas como compartilhamento de dados, financiamentos e permitir a mudança de políticas na área. São Paulo também se destacou em outras premiações, como a inserção do MobiLab na semifinal do Prêmio Governarte 2014 e a menção honrosa no Prêmio Mobilidade Minuto 2014 pelas ciclovias.

Junto com o Plano Diretor Estratégico (PDE), ações como as ciclovias, as faixas exclusivas de ônibus e a abertura da Avenida Paulista ainda fizeram a Prefeitura de São Paulo ser apontada como o maior destaque de 2015 na categoria Comprometimento Urbano pelo portal ArchDaily, um dos maiores do mundo no setor de urbanismo.

Meio ambiente

Entregue pela World Wildlife Fund International (WWF), o Prêmio Hora do Planeta 2015 reconheceu o compromisso de São Paulo na preservação do meio ambiente, com a adoção de medidas que reduzem a poluição proveniente do trânsito e de outras fontes de emissão de gases, como aterros sanitários. São Paulo modernizou sua frota de ônibus, optando por tecnologias de ônibus híbridos e movidos a etanol, e iniciativas de geração de energia renovável, como a produção de biogás a partir dos aterros.

Apesar de não ter sido finalista do Prêmio C40 Cities Awards 2015, a cidade foi escolhida para ter seu projeto “Incentivos Financeiros para Planejamento Urbano” divulgado na publicação Cities100, lançada em dezembro do ano passado, durante a COP21. O projeto, que contou com a participação da São Paulo Urbanismo, propõe promover políticas e programas voltados à redução da emissão de gases de efeito estufa e o aprimoramento da resiliência das cidades. A capital paulista ainda recebeu destaque por conta do Banco de Alimentos, que recebeu no Prêmio de Serviço Público da ONU em 2015.

São Paulo vence Prêmio Mayors Challenge 2016, da Bloomberg Philanthropies

São Paulo recebe prêmio internacional de acessibilidade

Diretor da ONU elogia “grandes decisões” de São Paulo

São Paulo é única cidade latino-americana em ranking dos 50 maiores crescimentos econômicos até 2030