Segunda-feira, 5 de Dezembro de 2016 | Horário: 15:09

Prêmio APCA reconhece programa Ruas Abertas

Projeto que abre vias como a Paulista para ciclistas e pedestres, aos domingos e feriados, foi escolhido como vencedor na categoria Urbanidade, na área de Arquitetura. Entrega do prêmio acontecerá em cerimônia no início de 2017

Iniciado em setembro do ano passado, o programa municipal Ruas Abertas, que incentiva a ocupação dos espaços públicos abrindo vias em diferentes regiões para ciclistas e pedestres aos domingos e feriados, é um dos vencedores da 60ª edição do Prêmio APCA, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Com menção para a Rua Aberta na avenida Paulista, a associação escolheu o projeto como vencedor na categoria urbanidade, dentro da área de arquitetura.

Na última semana, foram anunciados vencedores em mais de 70 categorias de dez diferentes áreas do conhecimento. A entrega do prêmio acontecerá entre março e abril do próximo ano, em cerimônia no Teatro Paulo Autram, no Sesc Pinheiros. Ações como a implantação de ciclovias, faixas exclusivas de ônibus e o novo Plano Diretor Estratégico (PDE) já renderam mais de dez prêmios internacionais para a Prefeitura de São Paulo, o mais recente na Cidade do México, quando o prefeito Fernando Haddad venceu o Prêmio Mayors Challenge 2016, promovido pela Bloomberg Philanthropies.

“Esse é um projeto importante para a Prefeitura e para a cidade de São Paulo, porque traz a questão da mobilidade e de o cidadão ocupar os espaços. Por muito tempo, as pessoas foram se afastando das ruas e praças, deixando de sair de casa e participar da cidade. Esse projeto traz um resgate do convívio e do encontro das pessoas”, afirmou o presidente da APCA, José Henrique Fabre Rolim.

Em junho deste ano, Haddad publicou no Diário Oficial da Cidade (DOC), o decreto 57.086, que institui o Ruas Abertas e torna permanente a ação que promove a abertura de determinadas vias para ciclistas e pedestres, aos domingos e feriados. A publicação do decreto, além de institucionalizar o programa, torna claras as regras para a operação de abertura da vias e garante medidas para impulsionar a ocupação dos espaços públicos. O texto, por exemplo, autoriza que nas Ruas Abertas sejam permitidas manifestações artísticas, culturais e esportivas, mediante pactuação com a subprefeitura local. Além disso, o prefeito publicou a Portaria 226/2016, que cria um Comitê de Acompanhamento e Fortalecimento do Programa Ruas Abertas.

Entre as 29 vias que já foram ou são beneficiadas atualmente pelo programa Ruas Abertas estão a avenida Engenheiro Luiz Gomes Cardim Sangirardi, na Vila Mariana; a avenida Sumaré, na Subprefeitura da Lapa; e a avenida Koshun Takara, na Casa Verde. Algumas dessas ruas ainda recebem atividades como shows do Circuito Municipal de Cultura e outros eventos da cidade, como os aniversários dos bairros. Desde 13 de novembro, o horário de abertura da avenida Paulista para pedestres e ciclistas foi ampliado em uma hora, passando a vigorar das 10h às 19h.